Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

No que diz respeito às hérnias inguinais, pode-se afirmar:

A
As classificadas como Nihus I são mais frequentes à direita, mas quando presente na criança, à esquerda, o cirurgião deve levar em consideração a possibilidade de exploração contralateral no mesmo ato operatório.
B
As hérnias indiretas estão relacionadas ao triângulo de Hesselbach e têm como fator predisponente o aumento da pressão intra-abdominal.
C
As hérnias diretas emergem lateralmente aos vasos epigástricos profundos.
D
A hérnia de Littre é um tipo raro de hérnia inguinal, na qual o conteúdo do saco herniário é o apêndice cecal.
E
O conduto peritônio-vaginal, nas mulheres, é o correspondente anatômico do conduto de Nuck, nos homens.
Qual exame é considerado padrão-ouro para diagnóstico da rinossinusite crônica?
Não é efeito colateral da litotripsia extracorpórea (LECO):
Izaura, 85 anos, teve queda da própria altura há uma hora. Ao ser atendida pelo SAMU, queixou-se de intensa dor no quadril esquerdo, com grande limitação funcional do membro inferior esquerdo. Como comorbidades, relatou Diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica. Ao exame ortopédico, demonstrou discreta rotação externa do membro inferior esquerdo e muita dor do quadril à movimentação passiva. RX da bacia demonstrou acentuada osteoporose e fratura do colo do fêmur esquerdo, com acentuado desvio. O tratamento indicado, neste caso, é:
<p>Em seu consultório, um endocrinologista recebe um adolescente para avaliação devido ao apetite insaciável e importante obesidade. Na avaliação clínica, observou-se atraso puberal, retardo mental e transtorno comportamental. Que síndrome genética muito provavelmente é a causa deste fenótipo?</p>
Compartilhar