Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Otorrinolaringologia

Doenças Respiratórias

No que se refere à associação entre situação clínica, agente etiológico e tratamento adequado,

A
a erisipela tem como principal agente o Streptococcus mutans e pode ser tratada com ampicilina.
B
o impetigo bolhoso tem como principal agente o Staphylococcus epidermides e pode ser tratado com aminoglicosídeo.
C
a pielonefrite aguda não complicada tem como principal agente a Pseudomonas aeruginosa e pode ser tratada com cefalotina.
D
a faringoamigdalite bacteriana aguda tem como principal agente o Streptococcus pyogenes e pode ser tratada com penicilina G.
Uma mulher de 50 anos de idade queixa-se de icterícia um ano após ter sido submetida a ressecção de tumor de Klatskin, estadio II, com reconstrução por meio de hepaticojejunostomia em Y de Roux. O anatomopatológico comprovou que as margens estavam livres de doença. Sua bilirrubina total é 8 mg/dL, com predomínio de bilirrubina direta (5,7 mg/dL). Gama-glutamil-transpeptidase (Y-GT) e fosfatase alcalina têm níveis 3 vezes acima dos valores normais. A colangiografia transparietal demonstrou dilatação de vias biliares intra-hepáticas, principalmente à esquerda, não havendo passagem de contraste para a alça jejunal. A tomografia de abdome não mostrou doença metastática. Melhor conduta:
Um lactente de 4 meses apresenta história de febre e vômitos há 4 dias. O bebê tem antecedente de ter nascido de gestação de 26 semanas com 960 g. Permaneceu internado até os 3 meses em decorrência de múltiplas complicações, incluindo a presença de hemorragia periventricular grau IV que necessitou a instalação de válvula de derivação ventrículo-peritoneal há aproximadamente 6 semanas. O exame físico revela um bebê pouco responsivo e afebril. O restante do exame é inespecífico. Você decide colher uma amostra do liquor para descartar a possibilidade de meningite. Caso confirmada, esta infecção será provavelmente devida a:
São fatores de risco para os cânceres de colo uterino, endométrio e mama:
As leucemias são neoplasias do sistema hematopoiético, que diferem de acordo com o tempo de duplicação celular e envolvimento da medula óssea em doenças agudas e crônicas. Sobre as leucemias agudas, assinale a alternativa INCORRETA:
Compartilhar