Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Otorrinolaringologia

Doenças Respiratórias

No que se refere à associação entre situação clínica, agente etiológico e tratamento adequado,

A
a erisipela tem como principal agente o Streptococcus mutans e pode ser tratada com ampicilina.
B
o impetigo bolhoso tem como principal agente o Staphylococcus epidermides e pode ser tratado com aminoglicosídeo.
C
a pielonefrite aguda não complicada tem como principal agente a Pseudomonas aeruginosa e pode ser tratada com cefalotina.
D
a faringoamigdalite bacteriana aguda tem como principal agente o Streptococcus pyogenes e pode ser tratada com penicilina G.
Um soldado suíço relata viagem que fez à Bacia Amazônica, no mês de outubro de 2008, por um período curto. Um amigo em comum sabe que você é médico residente e que gosta e se interessa por assuntos da infectologia e pergunta-lhe se há algum cuidado a ser recomendado para seu amigo viajante. O que você recomendaria?
Um senhor de 53 anos chega ao PS relatando ter acordado às 3h da madrugada devido a uma cefaleia súbita, de forte intensidade, acompanhada de 2 episódios de vômitos. Nega episódios semelhantes previamente. Tem antecedente de hipertensão e faz uso regular de captopril. Após analgesia EV refere estar melhor. Qual a conduta que se deve tomar?
Em relação à fibrose cística, assinale a alternativa incorreta.
Paciente de 27 anos com corrimento vaginal abundante, amarelo-esverdeado, bolhoso e com odor fétido. Qual propedêutica prática deve ser realizada para completar o diagnóstico?
Compartilhar