Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

No que se refere a polidramnia pode-se afirmar, EXCETO:

A
Que são causas fetais as obstruções gastrointestinais e as anormalidades do sistema nervoso central.
B
Que são causas maternas o diabetes mellitus e a aloimunização.
C
Que são complicações o trabalho de parto prematuro, a aminorrexe prematura e o descolamento de placenta.
D
Que não há riscos de complicações pós-parto.
E
Que o desconforto respiratório materno é um dos principais sintomas.
Menina de 3 anos de idade é levada ao serviço de emergência devido à prolapso retal e anemia. O agente etiológico relacionado a este quadro é:
Homem, 28 anos, sofreu trauma abdominal em acidente automobilístico. Foi levado à cirurgia onde constatou-se lesão extensa do lobo direito do fígado, lesão do baço e hematoma retroperitonial. Foram suturadas as lesões e não se interviu no hematoma retroperitonial. Foram necessárias várias transfusões sanguíneas e de solução salina para estabilização hemodinâmica no transoperatório. A parede abdominal foi suturada por planos, com certa dificuldade porque havia resistência à referida sutura. O paciente recuperou-se bem da cirurgia, porém, no pós-operatório imediato, apresentou distensão abdominal, oligúria e dificuldade respiratória. Foi colocado um cateter na bexiga e a pressão intravesical foi de 30 mmHg. A pressão arterial era de 90 mmHg. A conduta é:
Paciente do sexo feminino, de 33 anos, há um mês apresenta edema progressivo de membros inferiores e face. Na avaliação feita no CAIS, foram observadas, no exame de urina, hematúria ++/4, leucocitúria +/4 e proteinúria +++/4. A investigação laboratorial de causa secundária mais importante para o caso é:
Paciente, 6 anos de idade, apresenta menarca há 5 meses. Ao exame físico, observa-se estadiamento de Tanner: M3 e P2. Dos exames relacionados, é desnecessário, na investigação:
Compartilhar