Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

No recém-nascido exposto ao HIV, caso a criança possua 2(duas) cargas virais indetectáveis, de acordo com o Ministério da Saúde, o próximo procedimento seria:

A
Encerrar o caso como não-portadora de HIV.
B
Realizar uma terceira carga viral.
C
Solicitar sorologia para HIV após 12 meses de idade.
D
Orientar a realização de um teste rápido para HIV.
Dentre os exemplos citados, escolha aquele que usualmente evolui com mononeuropatia múltipla e predileção pelo envolvimento do facial.
Paciente 55 anos, sexo masculino com quadro de diarreia secretória persistente associado com elevação dos níveis de cálcio sérico e úlcera péptica de difícil controle clínico. Nesta situação, devemos investigar, principalmente:
São manifestações comuns em glomerulonefrite proliferativa difusa, EXCETO:
A anemia falciforme é causada pela presença de dois genes da hemoglobina S, que levam à formação de células em forma de foice, as quais, causando infartos na microcirculação, podem levar a complicações, salientando-se a autoesplenectomia, com a função do baço sendo prejudicada já nos primeiros meses de vida. Devido a essa alteração, os seguintes cuidados devem ser instituídos para uma criança com 2 anos de idade, com anemia falciforme, que venha à consulta por apresentar temperatura ? 38,3°C:
Compartilhar