Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

No recém-nascido exposto ao HIV, caso a criança possua 2(duas) cargas virais indetectáveis, de acordo com o Ministério da Saúde, o próximo procedimento seria:

A
Encerrar o caso como não-portadora de HIV.
B
Realizar uma terceira carga viral.
C
Solicitar sorologia para HIV após 12 meses de idade.
D
Orientar a realização de um teste rápido para HIV.
Paciente do sexo masculino, 47 anos de idade, com história de cirrose hepática, foi internado na enfermaria de clínica médica. Ao exame físico apresenta-se sonolento, desorientado no tempo e no espaço, com flapping. Apresenta aranhas vasculares em tronco e membros superiores, hipotrofia muscular e edema de MMII (++/4+). Ao exame físico do abdome nota-se circulação colateral, hérnia umbilical e manobra de macicez móvel positiva. Foram realizados os seguintes exames laboratoriais: albumina 2,2 g/dl; AST 110 U/l (valor de referência até 30 U/l); ALT 60 U/l (valor de referência até 30 U/l); bilirrubina total 4,1 mg/dl, TAP 45%; Na 135 mEq/L; K 3,8 mEq/L; creatinina 1,5 mg/dl; ureia 48 mg/dl. Os achados do líquido ascítico incluem 650 leucócitos/mm³ (60% polimorfonucleares); proteína total de 0,8 g/dl e albumina de 0,4 g/dl. A cultura do líquido ascítico ainda está em andamento. Em relação ao caso acima, assinale a alternativa INCORRETA:
Em relação à hemorragia digestiva por ruptura de varizes de esôfago, assinale a alternativa INCORRETA:
Assinale a alternativa INCORRETA sobre os marcos do desenvolvimento infantil:
A depressão na infância e na adolescência pode representar graves riscos, incluindo o suicídio. Indique a opção NÃO associada a um sinal de depressão:
Compartilhar