Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

No sangramento abundante das lesões hepáticas grau V, podemos empregar uma manobra na tentativa de controlar ou diminuir a perda sanguínea do paciente. Essa manobra é executada colocando-se uma pinça vascular delicada através do forame de Winslow em direção à margem do ligamento hepatoduodenal. A denominação é dessa manobra é: (Referência: GAMA RODRIGUES, J. J.; MACHADO, M. C. C.; RASSLAN, S. - Clínica Cirúrgica FMUSP. Editora Manole 2008).

A
Manobra de Winslow
B
Manobra de Pringle
C
Manobra de Blunth
D
Manobra de Netter
E
Manobra de Mac-Vay
Os parâmetros da estática fetal que podem ser avaliados na realização das manobras de palpação do abdome (manobras de Leopold-Zweiffel) de uma paciente grávida com 33 semanas são:
Mulher de 32 anos encontra-se na fase ativa do trabalho de parto. O residente de plantão identificou, pela ausculta com sonar de 60 segundos, contagem de batimentos fetais = 174 bpm. A conduta mais adequada neste momento é:
Mulher de 50 anos com história de Ca de mama desenvolve metástases múltiplas. Com a progressão da doença ela desenvolveu anemia com leucopenia e plaquetopenia. A possibilidade de anemia mielotísica é considerada. Qual dos seguintes achados no sangue periférico deve fortemente suportar este diagnóstico?
A leishmaniose visceral apresenta uma tendência crescente em algumas áreas do Município de Fortaleza, chegando a alcançar 120 casos em média por ano em 2005 e 2006. O seguinte conjunto de situações é considerado como representativo de maior gravidade para a leishmaniose visceral:
Compartilhar