No sangramento abundante das lesões hepáticas grau V, podemos empregar uma manobra na tentativa de controlar ou diminuir a perda sanguínea do paciente. Essa manobra é executada colocando-se uma pinça vascular delicada através do forame de Winslow em direção à margem do ligamento hepatoduodenal. A denominação é dessa manobra é: (Referência: GAMA RODRIGUES, J. J.; MACHADO, M. C. C.; RASSLAN, S. - Clínica Cirúrgica FMUSP. Editora Manole 2008).
A
Manobra de Winslow
B
Manobra de Pringle
C
Manobra de Blunth
D
Manobra de Netter
E
Manobra de Mac-Vay
Outras questões
Em relação à coinfecção HIV/HBV, considere as seguintes afirmativas: 1. Indivíduos infectados pelo HIV que desenvolvem hepatite aguda pelo HBV têm risco 5 a 6 vezes maior de se tornarem portadores crônicos do HBV quando comparados a HIV negativos. 2. Apresenta replicação viral mais elevada do DNA do HBV e como consequência risco de desenvolver doença crônica hepática grave. 3. A taxa de resistência à lamivudina é estimada em 15% a 30% ao ano e tem sido associada ao uso prolongado dessa droga. 4. Os inibidores de protease e inibidores de transcriptase reversa não nucleosídeos não estão associados a uma maior hepatoxicidade nesses pacientes. Assinale a alternativa correta.
Um escolar de 7 anos apresenta há 20 dias área de 3 cm de diâmetro com descamação fina e presença de cabelos tonsurados na região parietal direita. É correto afirmar que o agente causal e a conduta terapêutica são:
Criança de 3 anos é trazida para atendimento por ser contato de adulto tuberculoso. Sua mãe está com tuberculose pulmonar bacilífera em tratamento com esquema I do Ministério da Saúde há um mês. A criança apresenta-se assintomática, com raio-X de tórax normal e prova tuberculínica (PPD) de 3 mm. A conduta mais adequada a ser tomada com essa criança é:
A utilização de zidovudina (AZT) por via oral durante 6 semanas em recém-natos nascidos com exposição perinatal ao HIV faz parte da estratégia para evitar a transmissão vertical do agente. Qual é o evento adverso mais frequente desse antirretroviral e que deve ser avaliado laboratorialmente?