Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Psiquiatria

Psiquiatria

No “screening” da síndrome demencial utiliza-se, com frequência, o mini exame do estado mental. Quando de sua aplicação é solicitado ao paciente que repita, imediatamente, três palavras pronunciadas pelo examinador. Este teste objetiva a avaliação da memória:

A
Implícita
B
Recente
C
De recuperação
D
Retrógrada
E
Primária
Com respeito à artrite gotosa, julgue o item. A identificação, em material proveniente de aspirado articular ou de um tofo de cristais de urato de sódio, com localização extracelular ou no interior de neutrófilos, semelhantes a agulhas, negativamente birrefringentes ao microscópio de luz polarizada, permite confirmar o diagnóstico em pacientes com suspeita de gota.
Homem de 52 anos, desempregado, etilista pesado queixando-se de lombalgia, febre vespertina, anorexia e perda de peso. Ao exame, encontra-se apenas emagrecido. US abdominal revelou calcificações esparsas no parênquima renal direito e o sumário de urina evidencia hematúria microscópica, piúria microscópica e ausência de bactérias. Qual a PRINCIPAL hipótese diagnóstica para o caso?
Diante de um achado mamográfico de lesão não palpável classificada como BIRADS-3, a conduta mais recomendada é:
Um paciente de 42 anos, masculino, apresenta-se a um serviço de emergência com queixa de dor abdominal difusa de forte intensidade, iniciada subitamente há 6 horas. Ao exame possui facies de dor e abdômen com rigidez intensa e defesa involuntária difusa. Seus exames de laboratório são inocentes, exceto por discreta leucocitose sem desvios. A rotina de abdome agudo mostra uma lâmina de ar abaixo da cúpula diafragmática direita. Se a cirurgia realizada incluir uma vagotomia troncular, pode ocorrer a chamada síndrome pós-vagotomia, sobre a qual é correto afirmar que:
Compartilhar