Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

No sofrimento fetal crônico obstrutivo, o concepto desencadeia mecanismo de defesa que possibilita sua sobrevivência por períodos moderadamente longos. O conhecimento desses mecanismos possibilita ao obstetra através da propedêutica fetal, traçar condutas adequadas. Assinale a sequência correta do agravamento da pO2 fetal.

A
Redução do crescimento fetal/ redução do fluxo artéria umbilical/ centralização do fluxo fetal/ diástole zero e alteração do fluxo do ducto venoso.
B
Redução do fluxo da artéria umbilical/ redução do crescimento fetal/ centralização do fluxo fetal/ alteração do fluxo do ducto venoso/ diástole zero.
C
Redução do fluxo da artéria umbilical/ redução do crescimento fetal/ alteração do fluxo do ducto venoso/ centralização do fluxo fetal/ diástole zero.
D
Alteração da cardiotocografia/ alteração do fluxo da artéria umbilical/ centralização do fluxo fetal/ alteração do fluxo do ducto venoso/ diástole zero.
E
Alteração do fluxo da artéria e da veia umbilical/ centralização do fluxo fetal/ alteração da cardiotocografia/ diástole zero/ alteração do fluxo do ducto venoso.
Dos fatores de coagulação abaixo, qual não é considerado vitamina K dependente:
Um homem de 66 anos chega à emergência referindo início súbito de náuseas, vômitos, tontura e falta de firmeza nos pés. Relata vários episódios semelhantes nos últimos 2 meses, com duração de poucas horas. Tem história de HAS, hiperlipidemia, doença coronariana e tabagismo. Qual a principal hipótese diagnóstica desse paciente?
Homem de 18 anos é admitido no Serviço de Emergência do HGR após acidente de moto com fratura exposta em tíbia direita. Após descartar lesão de outros orgãos alvo, a conduta médica mais importante para a prevenção de infecção do sítio de fratura é:
Mulher de 76 anos é internada por broncopneumonia. Faz-se o diagnóstico de delirium. É provável que, no exame psíquico desta paciente, encontremos a consciência, o pensamento e a atenção espontânea, respectivamente:
Compartilhar