Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

No sofrimento fetal crônico obstrutivo, o concepto desencadeia mecanismo de defesa que possibilita sua sobrevivência por períodos moderadamente longos. O conhecimento desses mecanismos possibilita ao obstetra através da propedêutica fetal, traçar condutas adequadas. Assinale a sequência correta do agravamento da pO2 fetal.

A
Redução do crescimento fetal/ redução do fluxo artéria umbilical/ centralização do fluxo fetal/ diástole zero e alteração do fluxo do ducto venoso.
B
Redução do fluxo da artéria umbilical/ redução do crescimento fetal/ centralização do fluxo fetal/ alteração do fluxo do ducto venoso/ diástole zero.
C
Redução do fluxo da artéria umbilical/ redução do crescimento fetal/ alteração do fluxo do ducto venoso/ centralização do fluxo fetal/ diástole zero.
D
Alteração da cardiotocografia/ alteração do fluxo da artéria umbilical/ centralização do fluxo fetal/ alteração do fluxo do ducto venoso/ diástole zero.
E
Alteração do fluxo da artéria e da veia umbilical/ centralização do fluxo fetal/ alteração da cardiotocografia/ diástole zero/ alteração do fluxo do ducto venoso.
Um paciente de 33 anos com dor abdominal intermitente, diarreia, p-ANCA negativo e ASCA positivo, tem como principal diagnóstico:
O teste do reflexo vermelho ou teste do olhinho deve ser realizado em todas as crianças nos primeiros dias de vida. Além da detecção de catarata congênita, esse teste também ajuda no diagnóstico precoce do retinoblastoma. Sobre o retinoblastoma, é correto afirmar que:
São contraindicações à realização de lavagem otológica pra remoção de cerume, exceto:
O tipo mais comum de neoplasia da tireóide tem excelente prognóstico, especialmente em mulher jovem, que tenha tumor bem diferenciado e menor que 2 cm. Biópsia por agulha fina permite evidenciar psamomas, e lobectomia com istmectomia está indicada em tumor menor que 1 cm. Trata-se de:
Compartilhar