Questões na prática

Psiquiatria

No Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), marque a CORRETA:

A
Trata-se de patologia rara na população em geral, com prevalência na ordem de 10/10.000 habitantes.
B
Em geral ocorre de forma isolada, sem estar associada a outros distúrbios psiquiátricos.
C
Não existe aparente substrato anatômico funcional cerebral na gênese desta patologia.
D
Fluoxetina e sertralina estão entre os medicamentos efetivos no controle do TOC.
E
Terapias comportamentais, como exposição gradual ao fator desencadeante, têm resultado pobre, muito inferior à terapia medicamentosa.
As vantagens da colecistectomia laparoscópica amplamente comprovadas tornaram-na o procedimento de escolha para tratamento da colelitíase sintomática. Algumas colecistectomias laparoscópicas, entretanto, necessitam de conversão. Na maioria dos casos, essa não é uma falha, nem uma complicação da operação; trata-se, na verdade, de medida necessária a fim de se evitar ambas. Sobre conversão na colecistectomia laparoscópica, assinale a alternativa incorreta.
Em qual destas doenças podemos realizar “Transplante Hepático em dominó” ? Assinale-a.
Um homem, 62 anos, sofre trauma abdominal contuso e tem laparotomia de urgência indicada. Nesta é realizada esplenectomia e nota-se contusão da cauda pancreática. O paciente é mantido com dreno abdominal pós-operatório, com drenagem diária de 300 ml/dia. A dosagem desta secreção mostra amilase de 20.000 U/ml. O melhor manejo clínico é:
Paciente com 9 meses de idade, sexo feminino, comparece para consulta de rotina no ambulatório de puericultura. A família nega queixas e relata que a criança é muito ativa e esperta, observando preferência para segurar brinquedos com a mão esquerda, por ser “canhota”. Ao exame físico a paciente firma a cabeça, rola, senta sem apoio, ainda não engatinha, fica em pé com apoio e troca passos com apoio. A resposta obtida ao se testar o reflexo cutâneo plantar é de extensão dos dedos bilateral. Baseado nesses dados você conclui que:
Compartilhar