Questões na prática

Psiquiatria

Psiquiatria

No Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), marque a CORRETA:

A
Trata-se de patologia rara na população em geral, com prevalência na ordem de 10/10.000 habitantes.
B
Em geral ocorre de forma isolada, sem estar associada a outros distúrbios psiquiátricos.
C
Não existe aparente substrato anatômico funcional cerebral na gênese desta patologia.
D
Fluoxetina e sertralina estão entre os medicamentos efetivos no controle do TOC.
E
Terapias comportamentais, como exposição gradual ao fator desencadeante, têm resultado pobre, muito inferior à terapia medicamentosa.
Uma adolescente de 15 anos apresenta episódios intermitentes de cefaleia há três anos. A dor é hemicrania, ora direita ora esquerda, tipo latejante, de moderada a forte intensidade, associada à náuseas, vômitos, fonofobia e fotofobia. Precedendo as crises, ela refere parestesias em face e mãos, associadas à escotomas cintilantes. As crises duram em média cinco horas e melhoram com uso de paracetamol. O exame neurológico é normal. As crises ocorrem duas vezes por mês, próximo ao período de provas escolares. O diagnóstico, nesse caso, é:
Qual das doenças abaixo NÃO apresenta relação com o coração?
Paciente teve a perna esmagada sob motocicleta durante 5h, com fraturas da tíbia e fíbula. Inicialmente foi tratado com gesso, evoluindo com dor intensa. Este aparelho foi bivalvado, porém a dor não melhorou. Após 4 meses, o exame físico mostrou deformidade do pé com 45 graus de equino e varo e mínima capacidade de extensão dos dedos e tornozelo. O pé é doloroso à carga. Baseado na história e exame clínico, qual deveria ser o melhor diagnóstico:
Os aneurismas da aorta abdominal (AAA) são de importância especial por se tratar daqueles mais frequentes na prática clínica. Na maioria das vezes são assintomáticos e detectados em exames de rotina ou de forma ocasional. Qual o principal fator de risco de ruptura do AAA.
Compartilhar