Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

No tratamento atual do DM2 as seguintes afirmações são verdadeiras com exceção de :

A
O Diabetes Mellitus do Tipo 2 é uma doença homogênea e os pacientes apresentam uma grande semelhança em relação aos graus de resistência a ação da insulina e de comprometimento da função da célula beta de modo que o seu tratamento é o mesmo para maioria dos pacientes.
B
As drogas sensibilizadoras da ação da insulina podem ser as de primeira escolha, pois 90% dos DM 2 ao diagnóstico são obesos e apresentam resistência a ação da insulina
C
Existe uma perda progressiva da função da célula beta pancreática e secretagogos de insulina devem ser acrescentados ao tratamento durante a sua história natural quando frequentemente passam a necessitar de insulina exógena
D
A hipertensão arterial, a dislipidemia e as alterações na coagulabilidade sanguínea, quando presentes, devem ser abordadas com o mesmo grau de importância que a hiperglicemia na doença macrovascular
E
O controle da glicemia continua sendo o mais importante pois todas as complicações microvasculares dependem da hiperglicemia crônica.
Dentre as várias técnicas cirúrgicas para tratamento da Obesidade Mórbida, existem as técnicas restritivas e as restritivas-disabsortivas. Das opções abaixo, qual delas é apenas restritiva?
Qual das cardiopatias congênitas abaixo é acianótica?
Um usuário de 40 anos, em situação de rua, com antecedente de uso intermitente de albergue no último ano, chega a um serviço de atenção básica relatando tosse com expectoração há quatro semanas. Não apresenta outras queixas. Ações que deveriam ser realizadas pelo serviço de saúde que atende a esse usuário segundo o Programa de Controle de Tuberculose do Ministério da Saúde do Brasil:
Paciente de 49 anos, sexo masculino, diabético há 5 anos e em uso de metformina. Sem outras alterações relevantes. Após repetidas medições, foi constatada hipertensão arterial sistêmica com PA = 150 x 85 mmHg. Exames de sangue e urina foram normais. Dos itens abaixo, selecione o que contém a medicação mais apropriada para este caso.
Compartilhar