Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

No tratamento cirúrgico do íleo biliar, a enterotomia para retirada do cálculo biliar que está causando a obstrução intestinal deve ser realizada:

A
No ceco, após expressão distal do cálculo.
B
No íleo terminal em intestino sadio, próximo ao local da obstrução.
C
No íleo terminal, sobre o local de impactação do cálculo.
D
No jejuno, após expressão proximal do cálculo.
E
Na válvula ileocecal, onde está impactado o cálculo.
A presença de Acantose Nigricans pode estar relacionada à:
Mulher de 71 anos procurou auxilio médico com queixa de fraqueza e coloração amarelada da esclera e urina escura. Negou uso de álcool, medicamentos e drogas ilícitas. Ao exame observou-se icterícia. O baço e o fígado não eram palpáveis. Os exames complementares evidenciaram: anemia normocitica e normocrônica com hemoglobina =10,1g%, bilirrubina sérica total <8,9g/dL, fosfatase alcalina = 3 vezes o limite superior de referência (LSR), gama- glutamiltransferase = 4 vezes o LSR, e presença de bilirrubina na urina ao exame pela fita reagente. Os demais aspectos do exame de urina não evidenciavam alterações e as aminotransferases estavam dentro dos valores de referência. Considerando-se os dados clínicos e as alterações laboratoriais observadas, qual seria o próximo passo na abordagem diagnóstica deste caso ?
Com relação à reanimação neonatal, assinale a opção INCORRETA:
Paciente do sexo feminino, 68 anos, apresenta hipertensão arterial sistêmica de 160 X 110mmHg, diabetes mellitus tipo 1 e angina estável. Indicado tratamento cirúrgico para colecistolitíase sintomática não-complicada. Em relação ao pré-operatório dessa paciente podemos afirmar, EXCETO:
Compartilhar