Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

No tratamento cirúrgico do íleo biliar, a enterotomia para retirada do cálculo biliar que está causando a obstrução intestinal deve ser realizada:

A
No ceco, após expressão distal do cálculo.
B
No íleo terminal em intestino sadio, próximo ao local da obstrução.
C
No íleo terminal, sobre o local de impactação do cálculo.
D
No jejuno, após expressão proximal do cálculo.
E
Na válvula ileocecal, onde está impactado o cálculo.
RN com 36 semanas e 4 dias de idade gestacional, parto operatório, apresenta desconforto respiratório nas primeiras horas de vida, FR 70 ipm, Rx de tórax evidenciou acentuação vascular pulmonar, diafragmas retificados e líquido intercissural. O diagnóstico mais provável é:
RN, sexo feminino, IG de 31 semanas (Ballard), AIG, nascido de parto cesáreo de mãe com DHEG, GI, PI, que fez pré-natal completo sem outras intercorrências, evolui com sofrimento respiratório progressivo. Com base nesse breve relato, a principal hipótese diagnóstica é:
Paciente masculino de 50 anos, internado para realização de cirurgia eletiva de revascularização do miocárdio. No sétimo dia de pós-operatório, inicia quadro de apatia, desorientação temporal, dificuldade de manter a atenção, choro fácil e inversão do ciclo sono-vigília. Passa a dizer que foi raptado e precisa voltar imediatamente para casa. Assinale a alternativa CORRETA.
A neuropatia periférica pode ser uma complicação pós-operatória na cirurgia bariátrica por deficiência de qual vitamina?
Compartilhar