Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

No tratamento da diabete tipo II utilizam-se, dentre outros, os seguintes fármacos (CORRELACIONE AS COLUNAS): 1 – Biguanidas. 2 – Tiazolidinedionas. 3 – Sulfonilureias. 4 – Inibidores de alfa glicosidase. 4 – Inibidores de alfa glicosidase. 5 – Agentes que aprimoram a sinalização do receptor GLP-1. A - Acarbose. B - Metformina. C - Troglitazona. D - Sitagliptina. E - Glimepirida.

A
1C, 2D, 3A, 4E, 5B
B
1B, 2A, 3C, 4E, 5D
C
1E, 2A, 3D, 4B, 5C
D
1C, 2A, 3E, 4D, 5B
E
1B, 2C, 3E, 4A, 5D
Recém-nascido a termo, masculino, peso de nascimento de 3.200 gramas, mãe sem intercorrências durante a gestação. Nasceu em bom estado geral, choro forte, frequência cardíaca > 100 bpm, e não necessitou de manobras de reanimação. Na sala de parto, após os cuidados iniciais, o recém-nascido evoluiu com cianose e dificuldade respiratória que melhorava com o choro. Assinale a hipótese diagnóstica mais provável para o caso.
Criança com 10 meses de idade vem à consulta por apresentar lesões de pele. Ao exame físico, observam-se eczema de couro cabeludo, lesões vinhosas difusas puntiformes incluindo palma das mãos e plantas dos pés, icterícia de pele e escleróticas e hepatoesplenomegalia. A principal hipótese diagnóstica é:
Lactente de 5 meses submetido a shunt ventriculoperitoneal há 2 meses por hidrocefalia evolui com quadro de meningite bacteriana. Liquor evidenciando leucócitos = 120, polimorfonucleares = 98%, glicose = 35 mg/dl, proteína = 110 mg/dl, Gram = cocos gram-positivos. Os agentes etiológicos mais prováveis para o caso são:
Deslocamento para baixo da valva tricúspide anormal para dentro do ventrículo direito, dividindo-o em duas partes. De qual cardiopatia é essa descrição?
Compartilhar