Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

No tratamento da diabete tipo II utilizam-se, dentre outros, os seguintes fármacos (CORRELACIONE AS COLUNAS): 1 – Biguanidas. 2 – Tiazolidinedionas. 3 – Sulfonilureias. 4 – Inibidores de alfa glicosidase. 4 – Inibidores de alfa glicosidase. 5 – Agentes que aprimoram a sinalização do receptor GLP-1. A - Acarbose. B - Metformina. C - Troglitazona. D - Sitagliptina. E - Glimepirida.

A
1C, 2D, 3A, 4E, 5B
B
1B, 2A, 3C, 4E, 5D
C
1E, 2A, 3D, 4B, 5C
D
1C, 2A, 3E, 4D, 5B
E
1B, 2C, 3E, 4A, 5D
Paciente com quadro de choque séptico, refratário a líquidos e resistente a dopamina, apresenta-se com pulsos amplos, taquicardia, extremidades quentes e hiperemiadas, deve ser tratado preferencialmente com:
Paciente masculino, 67 anos, sem doença prévia, procura o seu consultório para <i>check-up</i>. Nega uso de medicações. Relata história prévia de tabagismo, nega etilismo. Exame físico normal. Em relação ao rastreamento e profilaxias neste paciente, é CORRETO afirmar que:
O tabagismo é a causa evitável mais comum de morte e doença. Um terço dos indivíduos que experimentam nicotina fica dependente e apenas 3% conseguem deixar espontaneamente de fumar. Nesse cenário, existem medicamentos que podem ser utilizados no tratamento da dependência do tabaco. Assinale a alternativa que contém os principais medicamentos utilizados para esse fim.
Homem com 38 anos de idade, pedreiro, vem à Unidade Básica de Saúde com relato de dor lombar contínua há uma semana, aos esforços acentuados, a qual não causa limitação de suas atividades diárias. Informa, com bastante firmeza, diminuição da sensibilidade na face lateral da perna esquerda. Ao exame físico apresenta dor à digitopressão lombar com teste de Lasègue negativo bilateralmente. A conduta a ser adotada na sequência deve ser:
Compartilhar