Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

No tratamento da sepse grave/choque séptico (SG/CS), assinale a alternativa correta. (PAM = pressão arterial média, SvcO2 = saturação venosa central de oxigênio)

A
A administração de antibióticos apropriados deve ser feita até 6 horas após a identificação da SG/CS.
B
A administração de hidrocortisona na dose de 50 mg IV a cada 6 h está indicada se a SvcO2 não atingir pelo menos 70%, independentemente da PAM ou do uso de drogas vasoativas.
C
A administração de droga vasoativa está indicada se a PAM não se estabilizar acima de 70 mmHg após a reposição de pelo menos 2 L de cristaloide.
D
Dobutamina está indicada para aumentar o débito cardíaco desde a fase inicial da ressuscitação hemodinâmica.
E
Norepinefrina deve ser reservada para os choques refratários, quando a dopamina não for suficiente para reverter a hipotensão arterial.
Paciente apresenta tamponamento cardíaco traumático, responde rapidamente à pericardiocentese e, durante a próxima hora no setor de emergência, permanece clinicamente estável e sem evidências de novo tamponamento. Qual deve ser a melhor abordagem para esse paciente?
Não é indicação absoluta de colangiografia pré-operatória:
Paciente alcoólatra, após vômitos intensos, apresenta hemorragia digestiva alta. A hipótese diagnóstica correta é:
Quando evidenciamos no exame radiológico simples de abdômen, a presença de ar nas vias biliares em paciente não operado. Deve-se à:
Compartilhar