No tratamento da sepse grave/choque séptico (SG/CS), assinale a alternativa correta. (PAM = pressão arterial média, SvcO2 = saturação venosa central de oxigênio)
A
A administração de antibióticos apropriados deve ser feita até 6 horas após a identificação da SG/CS.
B
A administração de hidrocortisona na dose de 50 mg IV a cada 6 h está indicada se a SvcO2 não atingir pelo menos 70%, independentemente da PAM ou do uso de drogas vasoativas.
C
A administração de droga vasoativa está indicada se a PAM não se estabilizar acima de 70 mmHg após a reposição de pelo menos 2 L de cristaloide.
D
Dobutamina está indicada para aumentar o débito cardíaco desde a fase inicial da ressuscitação hemodinâmica.
E
Norepinefrina deve ser reservada para os choques refratários, quando a dopamina não for suficiente para reverter a hipotensão arterial.
Outras questões
Uma lactente com oito meses de vida, aparentemente hígida, realizou exames de rotina a pedido de seu pediatra. O exame de urina tipo I colhido por saco coletor revelou: DU 1.030; 25 leucócitos/campo; vinte hemácias por campo; proteínas, substâncias redutoras, corpos cetônicos e urobilinogênio ausentes; sangue oculto ++; e alguns cristais de oxalato de cálcio. Nesse caso hipotético, a conduta correta será
Sobre os tumores sólidos em crianças, qual das afirmativas, a seguir, está incorreta?
São fatores relacionados a maior risco de osteoporose: