Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

No tratamento da úlcera péptica pode-se adotar as seguintes condutas, exceto:

A
Evitar uso de anti-inflamatórios
B
Aconselhamento sobre parar de fumar
C
Jejum nas primeiras horas pós-epigastralgia
D
Diminuir o uso de bebidas contendo cafeína ou similares (chá, por exemplo)
E
Iniciar o tratamento medicamentoso com antiácidos
Paciente de 63 anos, tabagista, com hipertensão não controlada e histórico familiar de aneurisma, foi diagnosticada com aneurisma da aorta abdominal infrarrenal de 7,3 cm de diâmetro. Os exames de avaliação pré-operatória mostraram doença pulmonar obstrutiva crônica moderada e fração de ejeção de 53%: ecocardiograma de estresse com dipiridamol não revelou alterações significativas; e a avaliação da função renal indicou taxa de filtração glomerular de 70 ml/min/1,73 m². Em relação ao tratamento de aneurisma, assinale a assertiva CORRETA.
Um homem de 25 anos ficou paraplégico após ferimento por arma de fogo ao nível de T11 e passou a necessitar de sonda vesical para drenagem de urina. Qual das alternativas é indicada para reduzir o risco de desenvolver infecções urinárias sintomáticas?
Paciente, 43 anos de idade, há 1 dia com cólica lombar esquerda de forte intensidade, irradiando para fossa ilíaca esquerda, acompanhada de náuseas e vômitos. Há 12h com febre e queda do estado geral. Procura pronto-socorro onde realizou exames laboratoriais: leucograma mostrando 18.000 leucócitos e desvio à esquerda, proteína C reativa = 327 mg/dL, além de tomografia de abdômen e pelve, que mostrou cálculo ureter esquerdo, de 9 mm, com hidronefrose a montante e borramento da gordura perirrenal; rim com boa perfusão, sem sinais de abscesso. Qual deve ser a principal conduta, após iniciar antibioticoterapia de amplo espectro?
O reparo anatômico chamado de triângulo de Killian é associado a qual das alternativas?
Compartilhar