Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

No tratamento, em sala de emergência, da crise aguda de asma, o brometo de ipratrópio (250 a 500 mcg) deve ser usado em uma das circunstâncias abaixo. Assinale-a:

A
Em todos os pacientes, independente da gravidade da crise de asma.
B
Em associação com o beta-2-agonista na crise leve de asma.
C
Isoladamente para os pacientes que apresentam intolerância ao beta-2-agonista.
D
Em associação com o beta-2-agonista, 3 doses consecutivas, na crise grave de asma.
E
Apenas na primeira nebulização, em associação com o beta-2-agonista, independente da gravidade da crise de asma.
Durante o trabalho em uma plantação de alfaces, um homem de 36 anos sofre um acidente com extenso ferimento, deixando exposta uma fratura da extremidade distal da tíbia. Ao exame físico, observa-se grande sangramento na região do ferimento, mas com boa perfusão dos artelhos. Qual dos seguintes esquemas de antibióticos é o mais adequado nessa situação?
Renato, 5 anos, apresenta tumoração na linha cervical média com evolução de 6 meses, móvel à deglutição, indolor, sem sinais inflamatórios e de caráter cístico à ultrassonografia. O diagnóstico MAIS provável é:
Você recebe em seu consultório um lactente de 3 meses, nascido de termo, sem intercorrências na gestação e período neonatal. Ao exame físico apresenta as mãos sempre fechadas, não sorri e não sustenta a cabeça. Diante desse caso, qual é a conduta MAIS adequada?
Em uma consulta de rotina do Posto de Saúde, você atende uma criança que apresenta as seguintes habilidades: anda com apoio, aproxima-se quando é chamada, bate palmas, solta um objeto sob comando, emite 1 ou 2 palavras com significado. Considerando as diretrizes com referência à faixa superior da normalidade, você diria que essa criança tem quanto tempo?
Compartilhar