Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

No tratamento inicial das queimaduras na fase pré-hospitalar, são corretas as seguintes providências:

A
Suspeitar sempre de lesão por inalação e administrar oxigênio a 100% por máscara.
B
Roupas em combustão devem ser apagadas e removidas, bem como a remoção de aneis, relógios, joias e cintos, pois eles retém calor e podem produzir um efeito torniquete.
C
Colocar o paciente em água gelada para diminuir a profundidade do ferimento.
D
todos os procedimentos são corretos.
E
Apenas as respostas a e b estão corretas.
Responda às questões 13 e 14 considerando o caso clínico que segue. Paciente do sexo masculino, 38 anos, pedreiro, casado, natural e procedente de Natal, é admitido em pronto-socorro queixando-se de dor abdominal difusa e febre alta, que se seguiu a sonolência. O acompanhante revela que o quadro se instalou nas últimas 48 horas e que o paciente é portador de cirrose hepática de etiologia alcoólica. Ao examiná-lo, o médico evidencia sonolência, miose, taquisfigmia, temperatura de 38 graus centígrados, torpor. Não há sinais de irritação meningo-radicular. A ausculta cardiopulmonar não acrescenta novos dados. O exame abdominal revela ascite tensa.A intervenção diagnóstica correta para esse caso é:
Homem de 80 anos vai ao consultório médico referindo indisposição e hiporexia de início há três meses. Faz uso de Sinvastatina e Doxazosina para tratamento de dislipidemia, hipertensão arterial e hiperplasia prostática benigna de longa data. Fez um hemograma que mostrava: Ht 29%; VCM 82 fl; RDW 14%; série branca e plaquetária normais; e tinha um VHS de 42 mm. Ao exame clínico, estava levemente descorado e emagrecido, sem outras alterações. A causa mais provável da anemia desse paciente é
Os primeiros indícios da existência da tuberculose na humanidade remontam:
Com relação às lesões do trato genitourinário em acidente de automóvel pode-se afirmar que:
Compartilhar