Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

No tratamento inicial das queimaduras na fase pré-hospitalar, são corretas as seguintes providências:

A
Suspeitar sempre de lesão por inalação e administrar oxigênio a 100% por máscara.
B
Roupas em combustão devem ser apagadas e removidas, bem como a remoção de aneis, relógios, joias e cintos, pois eles retém calor e podem produzir um efeito torniquete.
C
Colocar o paciente em água gelada para diminuir a profundidade do ferimento.
D
todos os procedimentos são corretos.
E
Apenas as respostas a e b estão corretas.
Uma mulher de 66 anos chega ao consultório médico queixando-se de dor profunda, em queimação, nos membros inferiores, que piora à noite, antes de dormir, de início há dois meses, mas que vem piorando progressivamente. Refere, ainda, cansaço diurno e diz que sua dor noturna somente melhora quando ela começa a mover as pernas e a andar pelo quarto. Nega doença prévia. É independente e faz hidroginástica três vezes por semana, porém apresenta-se ansiosa e preocupada, durante a consulta. No exame físico, não são encontradas alterações. Depois de elaborada a hipótese diagnóstica, a conduta medicamentosa mais apropriada para esse caso é:
São tumores periampulares, exceto:
Paciente com 15 semanas de idade gestacional apresenta, entre os resultados dos exames pré-natais de rotina, sorologia positiva para toxoplasmose, IgG positivo e IgM positivo. Qual deve ser a conduta imediata para definir a condução do caso?
Uma jovem de 22 anos realiza em seu consultório, pela primeira vez, a citologia oncótica de Papanicolaou. Ela tem vida sexual ativa há 5 anos e relata 3 parceiros sexuais nesse período. O exame ginecológico é normal, entretanto o resultado da citologia revela a presença de lesão intraepitelial escamosa de alto grau, identificada como NIC II, sem a presença de células endocervicais no esfregaço. A conduta mais apropriada para o seguimento dessa paciente é:
Compartilhar