Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

No trauma abdominal contuso, a víscera mais frequentemente lesada é:

A
Intestino Delgado
B
Diafragma
C
Íleo
D
Baço
E
Colo
Em pacientes portadores de aneurisma da aorta infrarrenal, qual tratamento cirúrgico está indicado?
D. Rosa, 62 anos, hipertensa, desde os 45 anos, com uso regular de anti-hipertensivos, apresentou subitamente um quadro de amaurose fugaz resultando em perda da visão monocular transitória. A causa mais frequente deste quadro é:
Criança de dois anos e meio apresenta há dois dias quadro de dispneia e edema, especialmente em membros inferiores. Há duas semanas, teve quadro de resfriado comum com melhora espontânea. Ao exame, a menina está em regular estado geral, FR = 44 irpm; com presença de tiragem subcostal, FC = 148 bpm; PA = 118 x 78 mmHg. Ausculta cardíaca em ritmo de galope, com sopro sistólico em foco mitral e a ausculta respiratória com estertoração bolhosa até terço médio de ambos os pulmões. Fígado palpável a 5 cm do RCD. O diagnóstico provável e a conduta imediata são:
Paciente de 58 anos, assintomático, realiza um ultrassom de abdome de rotina que demonstra um aneurisma de aorta abdominal com 4 cm de diâmetro. Assinale a alternativa que contenha a conduta mais apropriada para este paciente:
Compartilhar