Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

No último verão vivemos uma grave epidemia de dengue que assolou a capital do nosso estado (Rio de Janeiro), sendo as principais vítimas as crianças, que são mais suscetíveis. Responda as questões a seguir de acordo com as afirmações abaixo: I- O vírus da dengue é um vírus RNA, gênero flavovírus, família flaviviradae. II- Existem 4 sorotipos identificados: DENV- 1; DENV- 2; DENV- 3 e DENV- 4 e todos os sorotipos podem causar doença grave. III- Na febre hemorrágica da dengue pode se observar um aumento do hematócrito em 20% ou mais. IV- Ao realizar prova do laço em crianças se considera positivo se contar um número de petéquias maior que 10 em um quadrado de 2,5 cm de lado.

A
Se todas as afirmativas forem corretas.
B
Se todas as afirmativas forem erradas.
C
Se apenas uma afirmativa estiver correta.
D
Se apenas uma afirmativa estiver errada.
Qual o cuidado pré-operatório de herniorrafia em homem de meia-idade para o procedimento cirúrgico de Stoppa?
Paciente de 15 anos, sexo masculino, vitima de queda de árvore, com fratura de arcos costais à esquerda, apresentando-se com, EGB, FC: 84 BPM, e PA; 110/70 mmHg. USG abdominal revelou pequena quantidade de liquido cavitário, baço com-lesão capsular extendendo-se ao parênquima e vasos trabeculares, conservando hilo, sem lesões associadas. Radiografia abdominal sem alterações. A lesão esplênica é classificada como:
Com relação ao uso do teste tuberculínico para o diagnóstico de tuberculose, considerar as assertivas abaixo: I - Resultados falso-negativos são comuns em pacientes imunodeprimidos. II - O resultado do teste pode indicar reator forte mesmo na ausência da doença. III - Em indivíduos imunocompetentes, um teste não reator é útil para excluir a doença. É (são) correta(s) a(s) assertiva(s):
Criança de 5 meses, iniciou há 2 dias com febre baixa, vômitos 02 vezes/dia e diarreia líquida, sem sangue ou pus, 6 vezes/dia, sem desidratação. São condutas efetuadas na emergência conforme programa do Ministério da Saúde:
Compartilhar