Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Nos cânceres de tireoide, bem diferenciados, pacientes classificados de baixo risco são aqueles que apresentam as seguintes características:

A
idade > 40 anos, sexo masculino, nenhuma metástase.
B
idade > 40 anos, sexo feminino, tumor maior que 4cm.
C
idade > 40 anos, sexo feminino, mal diferenciado.
D
idade < 40 anos, sexo masculino, invasão capsular.
E
idade < 40 anos, sexo feminino, tumor intratireoide.
Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. Uma concentração de PSA total no sangue superior a 4,0 ng/dl é considerada anormal na maioria das provas e é sugestiva de câncer de próstata, PORTANTO pode ser usado como padrão ouro para o diagnóstico de câncer de próstata e define a estratégia terapêutica.
É um fármaco que frequentemente induz lúpus:
Um lactente de 4 meses de idade, em curso de febre há 3 dias de etiologia desconhecida, evolui para crises tônico-clônicas generalizadas em vigência da febre. Tendo em vista a idade do paciente, a ausência do diagnóstico etiológico e o quadro convulsivo, podemos afirmar:
Homem, 78 anos de idade, com confusão mental e alteração da memória há 6 meses. Apresenta períodos de lucidez que duram alguns dias, com episódios de desorientação de início agudo. Nos últimos 3 meses teve alucinações visuais bem estruturadas (chega a ver animais na árvore). Teve algumas quedas, com fratura do punho. Ao exame físico: leve tremor na mão esquerda e rigidez nos braços. Há 3 semanas, passou em consulta, recebendo haloperidol, e evoluiu com rebaixamento da consciência e internação. Qual é o diagnóstico provável?
Compartilhar