Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Infectologia

Nos casos de endocardite infecciosa em atividade de válvula nativa, em qual das situações abaixo não está indicado o tratamento cirúrgico?

A
Insuficiência mitral
B
Infecção por germes multiresistentes
C
Evidências de extensão perivalvar (abscessos, fístulas)
D
Embolia recorrente, apesar da antibioticoterapia adequada
E
Todas as situações acima têm indicação de cirurgia
As medidas preventivas para doenças cardiovasculares podem ser dividas em farmacológicas e não-farmacológicas, sendo estas últimas indicadas para todos os pacientes. As alternativas abaixo trazem algumas informações que podem ser passadas aos pacientes e alguns cuidados que o médico deve ter ao prescrevê-las. Assinale a associação mais correta:
Adolescente de 19 anos liga para seu ginecologista referindo que na noite anterior, durante intercurso sexual com seu namorado, rompeu o preservativo. Preocupada, pois encontrava no 10º dia do ciclo menstrual, fez ducha vaginal. Ao telefone, qual seria a melhor orientação para essa adolescente?
Paciente, 64 anos de idade, com hemiparesia esquerda há 6 horas e tomografia computadorizada não evidenciando sinais de hemorragia cerebral. Quais os próximos passos na investigação diagnóstica?
Paciente submetido à esofagectomia há dez dias. Queixa-se de dispneia e rigidez torácica. Radiografia do tórax revelou derrame pleural extenso. Submetido à drenagem torácica com a obtenção de líquido de aspecto leitoso. A conduta inicial é:
Compartilhar