Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Nos casos de falência hepática aguda, a indicação e a prioridade para transplante dependem de:

A
Modelo matemático MELD, que considera para cálculo o nível sérico de creatinina, nível sérico de bilirrubina e do TAP (RNI).
B
Modelo matemático MELD, que considera para cálculo o nível sérico de albumina, nível sérico de bilirrubina e do TAP (RNI).
C
Modelo matemático MELD, que considera para cálculo o nível sérico de transaminases, nível sérico de bilirrubina e do TAP (RNI).
D
Modelo matemático MELD, que considera para cálculo o nível sérico de transaminases, nível sérico de bilirrubina e de creatinina.
E
Modelo matemático MELD, que considera para cálculo o nível sérico de creatinina, de albumina e de bilirrubina.
Com relação à epilepsia na infância, analise as seguintes assertivas: I. A infância é um período da vida particularmente vulnerável ao desenvolvimento de crises epiléticas; II. A expressão clínica das descargas elétricas anormais da crise epilética é compatível com a área cortical estimulada; III. As epilepsias idiopáticas são aquelas em que se identifica um fator causal, mas as crises são refratárias a qualquer tratamento; IV. O início precoce das crises de epilepsia na infância é considerado um sinal de mau prognóstico. Quais estão corretas?
Lactente, 2 meses, portador de cardiopata congênita com hiperfluxo pulmonar, chega ao pronto socorro infantil, com quadro de diarreia líquida sem sangue, muco ou pus e febre de 38°C. Está sugando o seio materno avidamente. Dá-se o diagnóstico de diarreia aguda com desidratação moderada. Feita a internação hospitalar. Marque a alternativa que descreve a conduta correta:
Um RN com um dia de vida, nascido de um parto distócico em que foi necessário o uso de fórceps, está alerta e ativo. Entretanto, ele não move o braço esquerdo espontaneamente ou quando apresenta o reflexo de Moro. Mantém posição preferencial com o braço esquerdo em rotação interna e antebraço estendido e pronado. O restante do exame físico é normal. Este cenário clínico indica PROVAVELMENTE:
A avaliação do desenvolvimento de uma menina de 6 meses deve apresentar os seguintes marcos do desenvolvimento, EXCETO:
Compartilhar