Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Nos casos de falência hepática aguda, a indicação e a prioridade para transplante dependem de:

A
Modelo matemático MELD, que considera para cálculo o nível sérico de creatinina, nível sérico de bilirrubina e do TAP (RNI).
B
Modelo matemático MELD, que considera para cálculo o nível sérico de albumina, nível sérico de bilirrubina e do TAP (RNI).
C
Modelo matemático MELD, que considera para cálculo o nível sérico de transaminases, nível sérico de bilirrubina e do TAP (RNI).
D
Modelo matemático MELD, que considera para cálculo o nível sérico de transaminases, nível sérico de bilirrubina e de creatinina.
E
Modelo matemático MELD, que considera para cálculo o nível sérico de creatinina, de albumina e de bilirrubina.
Paciente de 60 anos, diabético, hipertenso apresentando quadro súbito de afasia motora e hemiplegia direita há cerca de 6 horas. Pode-se afirmar que:
Qual das associações seguintes entre doença cardiovascular e tratamento é claramente INAPROPRIADA?
Um jovem de 22 anos sofre um ferimento abdominal por arma de fogo. É encaminhado ao hospital onde é operado. Na cirurgia é encontrada apenas lesão no intestino delgado e a opção é por ressecá-la e fazer a anastomose primária. O paciente evolui bem até o sétimo dia pós-operatório, quando é notada saída de secreção entérica pela incisão cirúrgica. O débito é de 300 ml/dia e não há comprometimento abdominal, estando a fístula bloqueada. Qual a conduta adequada?
Um paciente de 44 anos, com antecedentes de arritmia cardíaca, foi submetido a uma troca de válvula mitral durante a manhã e, na madrugada, apresenta intensa dor e incapacidade para realizar a dorsoflexão dos dedos do pé direito, além de cianose. O tratamento com analgésico e aquecimento do membro inferior foi ineficaz. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar