Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Hepatologia

Nos cistos de colédoco tipo III, segundo a classificação de Todani, o procedimento cirúrgico indicado é:

A
transplante hepático marginal.
B
esfincteroplastia transduodenal.
C
hepaticojejunostomia laterolateral.
D
coledocoduodenostomia terminolateral.
Alberto foi atendido em via pública. Apresentava-se com fratura simples de tornozelo, trauma torácico, turgência de veias jugulares; PA = 50/30mmHg, ausculta cardíaca com abafamento de bulhas e ausculta pulmonar normal bilateralmente. A conduta de emergência será:
Mulher de 54 anos é avaliada por uma creatinina de 1,3 mg/dL. Há 18 meses este valor era de 0,9 mg/dL. Ela tem uma história de diabetes mellitus há 05 anos, dislipidemia e hipertensão arterial sistêmica bem controlada com Lisinopril, hidroclorotiazida e atenolol. Usa também glipizida e sinvastatina. Laboratório revela níveis de hemoglobina normais. Assinale o exame relacionado abaixo mais adequado para o estabelecimento do diagnóstico deste paciente:
Pedro, 16 meses de idade, é atendido no ambulatório para verificar o seu cartão vacinal. Está com tosse e coriza há 3 dias. Sem febre. Tinha feito uso de BCG e Hepatite B ao nascimento, uma dose de Hepatite B com um mês e, no segundo mês de vida, fez a vacina tetravalente (DPT + Hib), vacina oral para pólio e a primeira dose da vacina contra rotavírus. Como apresentou convulsão após 24 horas da aplicação destas vacinas do segundo mês, não mais retornou para continuar o calendário vacinal. Em relação à orientação vacinal para hoje, assinale a alternativa correta:
Dentre os pacientes com indicação de cirurgia na doença ulcerosa péptica, qual das situações abaixo relacionadas apresenta a principal causa de óbito?
Compartilhar