Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Cardiologia

Pediatria Geral

Neonatologia

Nos estudos da hipertensão arterial essencial em crianças e adolescentes podemos encontrar:

A
Níveis baixos de cálcio, obesidade e baixo peso ao nascer.
B
Contraceptivos orais na adolescência e dieta rica em potássio.
C
Antecedência familiar de hipertensão arterial e dieta hipossódica ou assódica.
D
Falta de atividade física e sonambulismo.
E
Uso abusivo de internet e cobrança excessiva na escola.
Leia o caso clínico a seguir. Mulher de 28 anos de idade, casada, mãe de duas filhas, encaminhada ao psiquiatra pelo dermatologista após a terceira vez que compareceu ao consultório desse profissional. As consultas foram motivadas pelo aparecimento de lesões erosivas nos joelhos, que após exames inconclusivos ou negativos para as hipóteses diagnósticas aventadas e, mesmo após prescrição de cicatrizantes, estavam piorando. Na última consulta, pressionada pelo marido que a flagrara ajoelhando-se repetidamente em chão áspero, contou a seguinte história: ela, católica devota desde criança, três anos antes da consulta começou a ter a mente invadida por imagens em que se via tendo relações sexuais com esculturas de Cristo e dos santos existentes na igreja. Inicialmente, isso só acontecia pouco e só quando se encontrava na igreja. Aumentou gradativamente e, por fim, as imagens intrusas entravam em sua mente centenas de vezes ao dia, em qualquer lugar. A única coisa que lhe aliviava a culpa era pedir perdão a Deus, de joelhos, repetidamente. Já não conseguia mais cumprir sua agenda doméstica, tantas eram as interrupções. Escondeu o problema das pessoas, de medo que a julgassem louca. Ajoelhava-se tanto nos últimos meses, que feriu os joelhos, o que chamou a atenção do marido, que a levou ao dermatologista. O quadro clínico descrito preenche os critérios para:
O movimento de mudança de modelo assistencial em saúde mental no Brasil, denominado reforma Psiquiátrica, propôs a substituição do manicômio por recursos do tipo CAPS - Centro de Atenção Psicossocial e RT - Residência Terapêutica. Quanto à finalidade desses dispositivos,
Na classificação BI-RADS, a categoria 3 corresponde à lesão:
Depressão é uma desordem psiquiátrica muito mais frequente do que se imaginava. Estudos recentes mostram que 10% a 25% das pessoas que procuram os clínicos gerais apresentam sintomas dessa enfermidade. No entanto, seu diagnóstico continua sendo equivocado, sub ou superestimado. Considerando os critérios listados no DSM – IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders em sua 4ª edição) aquele que é obrigatório para o diagnóstico de depressão é:
Compartilhar