Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Nefrologia

Nos exemplos abaixo, pode-se relacionar doença e autoanticorpo com EXCEÇÃO de:

A
Síndrome de Goodpasture - anticorpos contra colágeno tipo IV na membrana basal de glomérulos renais e alvéolos pulmonares.
B
Anemia hemolítica autoimune - anticorpos contra proteínas da membrana do eritrócito.
C
Diabetes mellitus insulino-resistente - anticorpos contra receptor de insulina.
D
Púrpura trombocitopênica autoimune - anticorpos contra proteínas da membrana da plaqueta.
E
Myasthenia gravis - anticorpos contra mitocôndria do sarcômero.
Um lactente de 5 meses de idade vem à consulta porque naquela última semana os pais vinham observando movimentos diferentes caracterizados por sequências de cerca de dez flexões bruscas dos quatro membros e tronco. Estes episódios ocorriam especialmente ao despertar. Apresentava atraso no desenvolvimento pessoal-social, o contato visual era pobre. Vinha começando a levar as mãos aos objetos, mas parecia ter perdido esta capacidade naqueles últimos dias. Ao exame, apresentava várias manchas hipocrômicas em tronco e membros de 0,5 a 2 cm de diâmetro, bordos bem definidos e irregulares. Assinale a alternativa que apresenta a MELHOR HIPÓTESE para o diagnóstico.
São utilizados como medicamentos para auxiliar na cessação de tabagismo:
Paciente de 8 anos de idade apresenta nódulo cervical na linha média móvel com a deglutição e a protusão da língua. Qual o diagnóstico provável?
Jucélia tem 43 anos e procura sua médica de família para a primeira consulta de pré-natal. Feliz com o resultado positivo de betaHCG realizado na semana anterior, decidiu realizar uma ultrassonografia transvaginal por conta própria. Jucélia casou há um ano e desde o início do casamento o sonho do casal era o de ter filhos. Há três meses apresentou um abortamento espontâneo, com IG de 10 semanas. Após o episódio, ela e o esposo ficaram muito abalados emocionalmente e temiam a possibilidade de não poder ter filhos biológicos. Na presente consulta, ao abrir o resultado da ultrassonografia, a médica de família depara-se com o seguinte resultado: “Presença de saco gestacional de 20 mm, não visualizado embrião ou vesícula vitelínica no seu interior. Gestação anembrionária.” Com relação à comunicação de notícias difíceis, é CORRETO afirmar que:
Compartilhar