Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Nos pacientes com câncer de tireoide tratados com tireoidectomia “quase total”, qual o principal indicador de recidiva do tumor?

A
Aumento de TSH.
B
Redução de T3.
C
Redução de T4.
D
Aumento de tireoglobulina.
E
Aumento de iodo.
Paciente de 45 anos, masculino, proveniente de Palmeiras - Goiás, com queixa de ferida no pênis há 6 meses. Ao exame físico mostra lesão úlcerocrostovegetante, com bordos elevados, com 3,0 cm de diâmetro e fundo sujo. Refere relação sexual sem proteção e uso de Penicilina injetável por conta própria. Foi feita hipótese diagnóstica de doença sexualmente transmissível e câncer. Realizada biópsia da lesão. Marque a alternativa mais correta para o caso.
No tratamento do paciente com fibrilação ventricular ou taquicardia ventricular sem pulso, o antiarrítmico de primeira escolha é:
A coarctação da aorta costuma estar associada a outros defeitos congênitos, cardíacos ou vasculares. Dentre as anormalidades associadas, assinale a mais frequente, e que costuma apresentar repercussão hemodinâmica na evolução tardia dos pacientes portadores de coarctação da aorta corrigida.
Primigesta de 17 anos chega à emergência da maternidade com 36 semanas, PA 170 x 110 mmHg, cefaleia e escotomas cintilantes. FCF 144 bpm. Durante o exame físico apresenta episódio convulsivo tonicoclônico generalizado. Indique a conduta imediata mais adequada a ser tomada.
Compartilhar