Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nos pacientes com cardiomiopatia hipertroica obstrutiva, qual o tipo de pulso carotídeo é MAIS comum?

A
Pulso alternante
B
Pulso bisferiens
C
Pulso parvus et tardus
D
Pulso hipocinético
E
Pulso em martelo d’água
Entre as afirmações abaixo: I. A não drenagem do líquido pleural infectado, em casos de pneumonias e empiemas, geralmente não interfere na eficácia de uma antibioticoterapia corretamente indicada. II. É imprescindível a remoção de dispositivo intravascular em casos de bacteriemia por Staphylococcus aureus em pacientes febrís e com hemocultura positiva. III. As complicações respiratórias do sarampo devem sempre ser tratadas com antimicrobianos, sendo recomendada a penicilina em dose única de 1.200.000 unidades. IV. O uso clínico de combinações de agentes antimicrobianos pode ser justificado para prevenir o aparecimento de resistência bacteriana. V. A meningite por Neisseria meningitidis em indivíduos que tiveram estreito contato com um caso, pode ser prevenida com o uso de rifampicina.
Quanto ao tabagismo é correto afirmar:
Lactente de três meses tem apresentado choro frequente, irritabilidade e dificuldade para manter o sono. Durante a consulta, o pediatra percebe dificuldade da mãe em aconchegar a criança no colo. O pai do lactente informa que a esposa está muito desinteressada de cuidar do bebê, que, quando o bebê chora, a mãe também chora e, por vezes, fica irritada e agressiva. O lactente apresenta exame físico e laboratorial sem alterações. As hipóteses diagnósticas iniciais para o lactente e para a mãe são respectivamente:
Em uma consulta de rotina, a mãe relata ter presenciado um sobrinho de 3 anos tendo uma convulsão febril. Ela pergunta o que fazer se o filho dela apresentar quadro semelhante e qual o risco de morte. Assinale a resposta CORRETA:
Compartilhar