Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Gastroenterologia

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

Nos pacientes com Fibrose Cística pode-se afirmar que:

A
seu potencial de crescimento é menor.
B
o prognóstico da doença pulmonar não guarda relação com o estado nutricional.
C
sua dieta deve ser hipercalórica, hiperprotéica e hipogordurosa.
D
devem receber suplementação diária das vitaminas lipossolúveis, com o dobro da dose habitual.
Paciente, 8 anos de idade, sexo masculino, apresentou, há 4 semanas, febre elevada, artralgia com presença de sinais flogísticos, que afetavam articulações dos joelhos, posteriormente tornozelos e cotovelos, impedindo os movimentos. A ausculta cardiopulmonar com presença de SS em foco mitral, taquicardia e 3ª bulha. O ecocardiograma revela discreto derrame pericárdico com insuficiência mitral. Em relação à patologia descrita, é incorreto afirmar:
Em relação à AGA (Avaliação Geriátrica Ampla), NÃO podemos afirmar que:
Menino de 8 anos é levado a pronto-socorro desacordado pelos pais, após ser encontrado nos arredores da casa. A família mora em um sítio, onde são criados vários animais, e o pai mantém uma horta com diversas verduras. Ao exame, mostra-se comatoso, com frequência cardíaca de 58 bpm, dispneia com estertores crepitantes bilaterais, com miose bilateral e simétrica. Marque a alternativa incorreta quanto à conduta inicial na urgência.
Paciente sofreu ferimento por arma de fogo em hemitórax direito, abaixo do mamilo. Apresenta dispneia, cianose e palidez, com PA = 80/40mmHg e FC =142 bpm. RX de tórax mostra nível líquido e pneumotórax (provável hemopneumotórax) à direita e alargamento mediastinal com presença de projétil em hemitórax esquerdo. Qual a conduta adequada?
Compartilhar