Nos pacientes com insuficiência respiratória, independentemente da causa, a abordagem inicial deve ter os seguintes objetivos:
A
Garantir adequada oxigenação (saturação = 92) e normalização do paCO2 em até quatro horas.
B
Garantir adequada oxigenação (saturação = 92), mantendo um pH ácido (< 7,15) para garantir a melhor liberação de oxigênio pela hemácia.
C
Garantir adequada oxigenação (saturação = 92), mantendo um pH alcalino (=7,45) para acelerar as reações bioquímicas mitocondriais.
D
Garantir adequada oxigenação (saturação = 92) e manter um pH arterial próximo do normal.
E
Garantir adequada oxigenação (saturação = 92) e reduzir agressivamente a paCO2 (< 20 mmHg), evitando edema cerebral por hipercapnia.
Outras questões
Sebastião, 70 anos, está acamado há 3 meses por fratura de fêmur. Dá entrada no PS por dispneia súbita e dor pleurítica. ECG é normal. Rx de tórax é normal. Gasometria arterial demonstra hipoxemia. A principal hipótese diagnóstica é:
Qual é o tipo mais comum de tumor benigno de pulmão?
Qual o tipo de câncer mais comum em cabeça e pescoço?
RN a termo, com peso 2500g é trazido ao médico com 20 dias de vida por choro à manipulação desde o 4º dia de vida. Sua mãe não fez o pré-natal. Ao exame físico, estava em regular estado geral, com palidez cutâneo-mucosa, fígado palpável a 4 cm do rebordo costal direito e baço palpável a 2,5cm do rebordo costal esquerdo. Rx de ossos longos revela lesões periostais no úmero bilateralmente. O diagnóstico mais provável é: