Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Nos pacientes com insuficiência respiratória, independentemente da causa, a abordagem inicial deve ter os seguintes objetivos:

A
Garantir adequada oxigenação (saturação = 92) e normalização do paCO2 em até quatro horas.
B
Garantir adequada oxigenação (saturação = 92), mantendo um pH ácido (< 7,15) para garantir a melhor liberação de oxigênio pela hemácia.
C
Garantir adequada oxigenação (saturação = 92), mantendo um pH alcalino (=7,45) para acelerar as reações bioquímicas mitocondriais.
D
Garantir adequada oxigenação (saturação = 92) e manter um pH arterial próximo do normal.
E
Garantir adequada oxigenação (saturação = 92) e reduzir agressivamente a paCO2 (< 20 mmHg), evitando edema cerebral por hipercapnia.
Além dos pulmões, o bacilo da tuberculose pode se disseminar no momento da primoinfecção, implantar-se e multiplicar-se em qualquer órgão ou tecido. Cerca de 20% dos casos de tuberculose em crianças tem apresentação extrapulmonar. Assinale a forma de tuberculose extrapulmonar mais comum na criança.
Em relação às fraturas do antebraço, a lesão de Monteggia consiste em fratura:
Um lactente do sexo masculino com um mês e dez dias de vida, vem encaminhado de outro serviço com quadro de choro intenso e movimentação limitada em membro superior direito. Houve uma única consulta de pré-natal aos dois meses de gestação. Ao exame físico, também se observou descamação nas palmas das mãos e plantas dos pés, além da palpação de fígado a 3,5 cm do RCD e baço a 2 cm do RCE. O exame radiológico evidenciou periostite em úmero direito. A melhor terapêutica, neste caso, é:
Recém-nascido a termo, com 25 dias de vida, foi trazido à consulta com história de "amarelão" há cerca de 10 dias. Ao exame, encontrava-se em bom estado geral, mas com icterícia. Qual a conduta inicial recomendada?
Compartilhar