Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Nos pacientes com insuficiência respiratória, independentemente da causa, a abordagem inicial deve ter os seguintes objetivos:

A
Garantir adequada oxigenação (saturação = 92) e normalização do paCO2 em até quatro horas.
B
Garantir adequada oxigenação (saturação = 92), mantendo um pH ácido (< 7,15) para garantir a melhor liberação de oxigênio pela hemácia.
C
Garantir adequada oxigenação (saturação = 92), mantendo um pH alcalino (=7,45) para acelerar as reações bioquímicas mitocondriais.
D
Garantir adequada oxigenação (saturação = 92) e manter um pH arterial próximo do normal.
E
Garantir adequada oxigenação (saturação = 92) e reduzir agressivamente a paCO2 (< 20 mmHg), evitando edema cerebral por hipercapnia.
O conhecimento dos fatores de risco de uma determinada população permite ações que reduzam a morbidade e a mortalidade do grupo de risco. Alguns recém-nascidos pertencem ao grupo de risco. São considerados prematuros de muito baixo peso, recém-nascidos com alta morbidade e mortalidade neonatal. Possuem um profundo impacto na mortalidade infantil. Neste grupo, como se caracterizariam os recém-nascidos de extremo baixo peso e pequenos para a idade gestacional?
A fórmula para reposição volêmica em queimados, em que é utilizado somente cristaloides ( 4 ml/Kg/% AQ).
Paciente com queimadura em 35% de SCQ, incluindo queimadura de fimbrias, encontra-se agitado na sala de emergência. As prioridades de condutas são:
Qual o principal patógeno bacteriano que causa uma sinusite bacteriana aguda em crianças e adolescentes:
Compartilhar