Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Nos pacientes traumatizados que estão em tratamento na Unidade de Tratamento Intensivo os cuidados no restabelecimento e manutenção da homeostasia constituem o principal objetivo. Em qual dos itens abaixo encontramos um conceito que não está em concordância com os conhecimentos atuais:

A
A ventilação controlada a pressão (PVC) é oferecida no intuito de proteger o pulmão de superdistensão alveolar e lesão epitelial.
B
A hidrocortisona tem potência glicocorticoide e mineralocorticoide igual a um.
C
A síndrome de desidratação osmolar não cetótica é mais comum em pacientes que têm insulina suficiente para prevenir a cetoacidose, mas não a hiperglicemia.
D
A trombocitopenia aguda pode ocorrer em até 15% dos pacientes que recebem heparina, que reverte espontaneamente e não deixa sequela clínica.
E
No pré-operatório de um paciente com Síndrome de Cushing, que vai ser submetido a um procedimento cirúrgico, não se deve administrar corticoides.
Considerando as várias afecções que podem acometer a região anorretal, julgue o item a seguir. A técnica operatória que apresenta melhores resultados no tratamento da fissura anal crônica é a esfincterotomia lateral interna subcutânea.
Pré-escolar de 6 anos de idade, chega em consultório com lesão de trajeto linear e sinuoso na região da nádega, com prurido moderado. Mãe relata ter notado lesão uma semana após regressarem da praia. Baseado no diagnóstico mais provável, o tratamento é com:
Considere-se o caso de paciente feminina, de 36 anos, com Índice de Massa Corporal (IMC) =33kg/m², com Relação Cintura/Quadril (RCQ)=1. Segundo a World Heath Organization (WHO), 1998,
Um jovem de 15 anos de idade apresenta um quadro de dor testicular há 4 horas. Ao exame apresenta edema, muita dor ao exame sem reflexo cremasteriano e sem alívio da dor à elevação do testículo. Assinale a melhor conduta.
Compartilhar