Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Nulípara de 54 anos, hipertensa, com menopausa há 4 anos, veio à consulta para revisão ginecológica. Negava sangramentos vaginais, fogachos ou outros sintomas climatéricos, queixando-se apenas de desconforto e aumento do volume abdominal. Ao exame, o abdome estava moderadamente distendido, com discreta dor à palpação da fossa ilíaca direita. Ao toque vaginal, constataram-se útero pequeno e móvel, anexo esquerdo não palpável e anexo direito palpável e com discreto aumento de volume. A ultrassonografia pélvica evidenciou lesão cística de superfície irregular no ovário direito com septações na cápsula interna, medindo 2,5 x 3,0 cm, com baixo índice de resistência ao estudo Doppler, e presença de moderada quantidade de líquido livre. Que tumor ovariano mais provavelmente será encontrado?

A
Adenocarcinoma.
B
Teratorna de ovário maduro.
C
Disgerminoma.
D
Coriocarcinoma.
E
Fibroma.
A Comunicação Interventricular (CIV) complica-se com frequência por:
Paciente de 58 anos, sexo feminino, é submetida à colecistectomia laparoscópica eletiva, sem intercorrências. Apresenta febre de 38,3°C 24 horas após a operação. Qual é a causa mais comum de febre nesse paciente?
Menino de 7 anos apresentou mal súbito durante uma aula de judô. O instrutor, com treinamento em suporte básico de vida, verificou que a criança não respondia às "sacudidas" nem respirava. Assinale a alternativa que contém a sequência de condutas mais adequadas a serem realizadas imediatamente pelo instrutor.
Associe os diagnósticos diferenciais de olho vermelho (coluna da esquerda) aos quadros clínicos (coluna da direita). 1- Glaucoma agudo; 2- Uveíte anterior; 3-Conjuntivite viral aguda; 4- Ceratite bacteriana aguda; 5- Blefarite; () Dor ocular, borramento visual unilateral e miose em portador de artrite reumatoide; () Dor ocular unilateral, náuseas e/ou vômitos, redução de acuidade visual, percepção de halos coloridos, medríase e opacidade corneana difusa em paciente previamente hígido; () Dor ocular unilateral, redução da acuidade visual, blefaroespasmo, epífora importante e lesão esbranquiçada no centro da córnea em paciente usuário de lentes de contato. A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita, é:
Compartilhar