Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Nulípara de 54 anos, hipertensa, com menopausa há 4 anos, veio à consulta para revisão ginecológica. Negava sangramentos vaginais, fogachos ou outros sintomas climatéricos, queixando-se apenas de desconforto e aumento do volume abdominal. Ao exame, o abdome estava moderadamente distendido, com discreta dor à palpação da fossa ilíaca direita. Ao toque vaginal, constataram-se útero pequeno e móvel, anexo esquerdo não palpável e anexo direito palpável e com discreto aumento de volume. A ultrassonografia pélvica evidenciou lesão cística de superfície irregular no ovário direito com septações na cápsula interna, medindo 2,5 x 3,0 cm, com baixo índice de resistência ao estudo Doppler, e presença de moderada quantidade de líquido livre. Que tumor ovariano mais provavelmente será encontrado?

A
Adenocarcinoma.
B
Teratorna de ovário maduro.
C
Disgerminoma.
D
Coriocarcinoma.
E
Fibroma.
Em relação à cicatrização está correto:
Avalia-se o risco de infecção do sítio cirúrgico de forma mais eficiente quando se utiliza:
Paciente de 70 anos, sexo feminino, procura atendimento por sangramento gengival após extração dentária. Refere que, pela segunda vez em dois meses, apresentou o referido fato apesar de compressas geladas e aplicação com compressão do local por até 4 horas. Não faz uso de quaisquer medicamentos. Realizou alguns exames que evidenciaram: tempo de protrombina normal, tempo de tromboplastina parcial ativada = 50s (normal de 20 a 35s), hemograma normal. Eletrólitos e provas de função hepática, tireoidiana e renal estavam normais. Com base nestes dados, qual o diagnóstico, entre os abaixo, mais provável para esta paciente?
Em um paciente ictérico, indique um exame de triagem que tem alta sensibilidade e resultado rápido para a diferenciação entre cálculo biliar, tumor de cabeça de pâncreas e hepatite.
Compartilhar