Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Nefrologia

Num paciente chocado em que há suspeita de insuficiência aguda de suprarrenais, quais as alterações eletrolíticas frequentes que dão força à suspeição diagnóstica e orientam para o tratamento imediato com hidrocortisona?

A
Sódio alto e Potássio baixo
B
Sódio e Potássio altos
C
Sódio e Potássio baixos
D
Sódio baixo e Potássio alto
E
Sódio e Potássio normais
Vinte e quatro horas após ter recebido as vacinas preconizadas pelo atual calendário básico do Ministério da Saúde para os quatro meses de idade, Ana apresentou crise convulsiva tônico-clônicas generalizadas. Ela já controlava o tônus cervical e apresentava sorriso social, tendo perdido tais marcos de desenvolvimento. Sua gestação e parto não apresentaram intercorrências e ela foi considerada normal até a época dessa ocorrência. Não foi identificado nenhum vínculo epidemiológico com pessoas com doenças febris. A vacina provavelmente relacionada a este efeito adverso grave é a:
Tratando-se de Ruptura Prematura Pré-termo de Membranas (RPPM), pode-se afirmar:
São causas de crises convulsivas no período neonatal, EXCETO:
João, cinco meses, dá entrada no pronto-socorro, trazido pelo pai, que refere ter encontrado o filho desmaiado e caído ao pé da escada de sua casa. Ao exame: não apresenta equimoses ou hematomas na cabeça, membro inferior esquerdo engessado devido à queda anterior que provocou a fratura do fêmur. Fundo de olho apresenta hemorragia retiniana e a tomografia de crânio detecta hemorragia subaracnóidea. O diagnóstico CORRETO é:
Compartilhar