Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Num paciente com hipertensão arterial sistêmica, sem tratamento, espera-se que a ação do aumento do tônus simpático e da diminuição do tônus parassimpático venha determinar cronicamente alterações:

A
metabólica e trombótica, apenas.
B
trófica e hemodinâmica, apenas.
C
hemodinâmica e trombótica, apenas.
D
metabólica, trófica, hemodinâmica e trombótica.
E
metabólica, trófica e hemodinâmica, apenas.
Mulher, 69 anos, sob terapêutica com lítio há 3 anos por transtorno bipolar grave é trazida à urgência. Sua filha relata que ultimamente já não controlava a micção noturna, exigindo fraldas, e nos últimos 3 dias tornou-se muito agitada, e agora está sonolenta e confusa. Seu exame mostra alteração leve da consciência (Glasgow 11), tremores espontâneos de mãos, desidratação moderada, pressão arterial 130 x 70 mmhg. Glicemia ao acaso de 124 mg/dl, creatinina 1,8 mg/dl, Na: 152 mEq/L, K: 3,2 mEq/L. Neste momento, o diagnóstico mais provável, entre os que seguem, é:
Paciente de 40 anos é admitido no Pronto-Socorro por cefaleia. Refere ser portador de adenocarcinoma de pulmão com metástases ósseas e cerebrais em tratamento há seis meses. De demais antecedentes relevantes, relata crise convulsiva há um mês. Não faz uso de quaisquer medicamentos além dos quimioterápicos infundidos no hospital periodicamente. Assinale o item que contém droga CONTRAINDICADA para o tratamento desta dor aguda.
Lactente de 8 meses não ganha peso adequadamente, alimentação inadequada e com pobre aceitação. Apresenta períodos de febre sem foco infeccioso aparente e parece ter dor, mas mãe não sabe onde. Ao exame, mostra-se irritado, chora ao manuseio, com apatia e irritação nos intervalos do choro. Hemograma: Hb=10, Ht=30, forma hemática normal. Leucócitos: 15000 sem desvios. Plaquetas normais. EQU: 20 leucócitos por campo, nitrito positivo, 10 hemácias. Urocultura com crescimento de E. coli > 100.000 UFC. Com o diagnóstico de infecção urinária, qual a conduta mais adequada?
Paciente do sexo feminino, 40 anos de idade, 72 kg e creatinina sérica de 4 mg/dl. O clearence da creatinina calculado será de:
Compartilhar