Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Nefrologia

Num paciente com quadro de cetoacidose diabética, é correto afirmar:

A
O importante é a rápida redução da glicemia para níveis normais, e a normalização do pH com administração de bicarbonato de sódio EV.
B
A reposição de potássio só pode ser iniciada depois de compensar a acidose metabólica e a cetonemia.
C
Não restaurar a volemia muito rapidamente (administrar menos de 500 mL de SF/hora) para evitar a insuficiência ventricular esquerda.
D
O tripé terapêutico deve ser: hidratação com solução salina a 0,9%, insulinoterapia e controle dos eletrólitos, principalmente K.
E
Sempre que o pH apresentar valores inferiores a 7,15, a intubação orotraqueal estará indicada.
Recém-nascido a termo, no 3° dia de vida, mãe de alta obstetrícia, em alojamento conjunto, aleitamento materno exclusivo, pais pardos, está apresentando icterícia até Zona 1 de Kramer. No exame físico evidenciou-se um cefalohematoma parietal direito. Mãe grupo sanguíneo A fator Rh negativo e Recém-nascido grupo sanguíneo O fator Rh positivo. A melhor conduta é:
A parotidite pode ocorrer em pacientes cirúrgicos, principalmente em indivíduos idosos desidratados. O tratamento deve ser direcionado no sentido de reidratação, estimulação da salivação e administração de antibióticos contra o agente etiológico mais comum, conhecido como:
Em relação à hérnia inguinal indireta, assinale a alternativa correta.
Escolar de 8 anos, do sexo feminino, apresenta quadro agudo de febre alta, dor e sinais inflamatórios em joelho direito e exantema serpiginoso evanescente e não pruriginoso em tronco, que piora com o calor. Exames complementares: leucocitose e VHS elevado. Neste caso, a hipótese diagnóstica mais provável é:
Compartilhar