Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Nefrologia

Num paciente com quadro de cetoacidose diabética, é correto afirmar:

A
O importante é a rápida redução da glicemia para níveis normais, e a normalização do pH com administração de bicarbonato de sódio EV.
B
A reposição de potássio só pode ser iniciada depois de compensar a acidose metabólica e a cetonemia.
C
Não restaurar a volemia muito rapidamente (administrar menos de 500 mL de SF/hora) para evitar a insuficiência ventricular esquerda.
D
O tripé terapêutico deve ser: hidratação com solução salina a 0,9%, insulinoterapia e controle dos eletrólitos, principalmente K.
E
Sempre que o pH apresentar valores inferiores a 7,15, a intubação orotraqueal estará indicada.
Qual o agente etiológico encontrado na infecção por osteomielite em faixa etária de 0 a 28 dias de vida?
Recém-nascido com 2 horas de vida apresentou convulsões. Trata-se de um recém-nascido a termo, adequado para a idade gestacional, com respiração espontânea ao nascer e Apgar no 1.º minuto de 7 e no 5.º minuto de 8, cuja mãe recebeu fenitoína durante a gestação. A hipótese diagnóstica mais provável para explicar as convulsões é
Paciente com 45 anos de idade, em terapia hormonal. Mamografia BI-RADS 0. A melhor conduta será:
Um paciente de 58 anos, enfisematoso e dependente de oxigênio domiciliar, apresenta-se com hemorragia digestiva alta. Realizando controle da hemorragia e estabilização hemodinâmica, evolui com agitação e estado confusional, sendo medicado com benzodiazepínico. Quinze minutos após, apresenta-se estuporoso. Gasometria arterial evidencia acidemia, PaO2 48 mmHg, PaCO2 85 mmHg e bicarbonato 37 mEq/L. Nesse momento, a melhor conduta será:
Compartilhar