Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Hematologia

Numa criança do sexo masculino, nascida de parto vaginal cefálico, estável, com 20 horas de vida foi observada icterícia zona III. A mãe é do grupo sanguíneo A Rh positivo, Coombs Indireto negativo. RN grupo sanguíneo O Rh negativo, Coombs Direto negativo, anemia leve com policromasia, esferócitos +++, reticulócitos 4%, leucócitos 7400 mm³ com contagem diferencial normal. Bilirrubinemia total = 16,7 mg/dl, direta = 0,3 mg/dl, indireta = 16,4 mg/dl. Qual a principal hipótese diagnóstica?

A
Talassemia maior.
B
Esferocitose hereditária.
C
Incompatibilidade materno fetal ABO.
D
Incompatibilidade materno fetal Rh.
E
Icterícia por aleitamento materno.
Um paciente do sexo masculino, de 5 anos, chega claudicando no pronto-socorro com uma história de dor em quadril esquerdo que se irradia para o joelho esquerdo há 2 dias. Mãe relata quadro de faringite viral duas semanas antes que se resolveu sem medicação. Ao exame físico, apresenta-se com o quadril esquerdo abduzido e flexionado, com dor à movimentação passiva. A velocidade de hemossedimentação é de 28 mm/h. O diagnóstico mais provável é:
Quando um paciente vítima de colisão de veículo apresenta o membro inferior encurtado, quadril em flexão, adução e rotação interna, devemos suspeitar de:
Após consulta, Dr. Eduardo prescreveu o antidepressivo Fluoxetina ao paciente M.A.C., sexo masculino, 40 anos de idade. Segundo normas da Vigilância Sanitária, essa prescrição deve ser efetivada por meio de:
Em relação aos medicamentos psicoativos, é correto afirmar:
Compartilhar