Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda, relacionando as síndromes clínicas com a anormalidade mais provável. 1. Colecistite aguda. ( ) Obstrução transitória do ducto cístico. 2. Icterícia obstrutiva. ( ) Obstrução do ducto cístico. 3. Colangite. ( ) Obstrução do colédoco. 4. Sem sinais nem sintomas. ( ) Obstrução do colédoco com infecção. 5. Dor ou cólica biliar. ( ) Colecistolitíase. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

A
5 – 1 – 4 – 3 – 2.
B
5 - 1 - 2 - 3 - 4.
C
4 - 2 - 1 - 3 - 5.
D
4 - 5 - 2 - 1 - 3.
E
2 - 1 - 5 - 3 - 4.
M.S.P. é uma mulher de cor negra, que foi encaminhada ao ambulatório do HU, após receber o diagnóstico de polimialgia reumática. Está sendo tratada com prednisona 20 mg/dia e fazendo reposição hormonal (estrogênio e progesterona conjugados). Qual dos seguintes regimes terapêuticos, você recomendaria neste caso?
Que doença deve ser considerada pelo médico pediatra que, ao examinar um lactente, encontra lesões hipocromicas em forma de folha na pele? Assinale a alternativa correta:
Na queimadura por gases aquecidos, o fenômeno da respiração fica prejudicado:
Um paciente de 35 anos de idade, hepatopata, refere tumoração gigante na região inguinal direita. Foi indicado tratamento cirúrgico e achada uma hérnia inguinal por deslizamento, contendo cólon direito e íleo terminal. Foi então submetido a correção cirúrgica de hérnia inguinal e colectomia direita, com abordagem pela incisão em região inguinal direita. Evoluiu no pósoperatório com instabilidade hemodinâmica, aumento de volume na bolsa escrotal e aumento de volume abdominal. Qual das condutas apresentadas abaixo deve ser tomada?
Compartilhar