Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando as alterações do líquor com os respectivos agentes etiológicos na meningite em crianças. Alterações no líquor (1) Leucócitos aumentados com predomínio de linfócitos; Proteínas aumentadas; Glicose normal ou aumentada. (2) Leucócitos aumentados com predomínio de linfomonócitos; Proteínas aumentadas; Glicose diminuída. (3) Leucócitos aumentadas com predomínio de polimorfonucleares; Proteínas variavelmente aumentadas; Glicose diminuída. (4) Leucócitos aumentados com predomínio de linfócitos; Proteínas aumentadas; Glicose diminuída. Agente Etiológico ( ) Bacteriano. ( ) Viral. ( ) Micobacterium tuberculosis. ( ) Fúngico. A ordem correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é:

A
2 - 4 - 3 - 1.
B
3 - 1 - 4 - 2.
C
3 - 2 - 1 - 4.
D
4 - 1 - 3 - 2.
E
1 - 3 - 2 - 4.
Paciente de 56 anos, sexo feminino, vem consultando no ambulatório do hospital por quadro de diarreia há 1 mês, dor abdominal epigástrica em queimação e emagrecimento. Foram solicitadas endoscopia digestiva alta e ecografia abdominal. A endoscopia mostrou duas úlceras gástricas em região antral e uma em região duodenal. A ecografia foi normal. Baseando-se na principal etiologia para este achado endoscópico, qual exame poderia especificar a causa do problema?
São achados laboratoriais (dosagem sanguínea) de um recém-nascido com diagnóstico de erro inato do metabolismo por defeito do ciclo da ureia:
Qual dos antidepressivos abaixo apresenta contraindicação para glaucoma aberto?
Mulher de 40 anos de idade, sem comorbidades, chega ansiosamente ao consultório para mostrar seu olho que amanheceu parcialmente coberto de uma cor vermelha intensa. Ficou assustada, pois seu pai teve um AVC hemorrágico recentemente. Refere apenas desconforto leve no olho direito, sem outros sintomas. Ao exame, apresenta coleção difusa de sangue no olho direito, preservando a íris, com acuidade visual normal e reflexos pupilares presentes. Pressão arterial é de 155 x 95 mmHg. Qual a conduta a ser tomada?
Compartilhar