Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira. (1) Síndrome pré-menstrual. (2) Miomas uterinos. (3) Endometriose. (4) Doença inflamatória pélvica. ( ) Classicamente, as pacientes apresentam dor pélvica, dor anexial e doa à mobilização do colo do útero. ( ) O sangramento uterino aumentado é a queixa mais comum. Menorragia ou hipermenorreia é o padrão típico do sangramento uterino. ( ) O sintoma mais comum é a dor pélvica, que na maioria das vezes, é cíclica; exacerba-se no período perimenstrual, podendo irradiar-se para os membros inferiores ou para a região lombar. ( ) É um distúrbio crônico que ocorre na fase lútea do ciclo menstrual e desaparece logo após o início da menstruação. A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é:

A
4 - 3 - 2 - 1.
B
3 - 2 - 1 - 4.
C
1- 3 - 2 - 4.
D
2 - 1 - 4 - 1.
E
4 - 2 - 3 - 1.
Menina de 8 meses é levada pela mãe ao posto médico do bairro onde reside, por estar apresentando coriza leve há 2 dias. A mãe nega hipertermia. Examinando o registro de imunizações da paciente, constatou-se que não foram efetuadas a terceira dose da vacina tetravalente e a segunda dose da vacina contra Rotavírus. Qual deve ser a atitude do médico em função desse achado?
Lactente de 7 semanas de vida, filho de mãe HIV+, sem intercorrências pós-natais, eutrófico e mamando fórmula láctea modificada para o primeiro semestre de vida, deve estar em uso, no momento, de:
Analise as afirmações abaixo sobre Insuficiência Cardíaca. I - Embora o eletrocardiograma (ECG) seja um exame bastante acessível e faça parte da investigação de pacientes com insuficiência cardíaca, ele não auxilia na identificação etiológica dessa enfermidade. II - A radiografia de tórax é empregada tanto no diagnóstico inicial, como na identificação de descompensações clínicas da insuficiência cardíaca. III - A ecocardiografia é o exame de escolha na avaliação morfofuncional de pacientes com insuficiência cardíaca. Qual a alternativa correta?
Segundo o Código de Ética Médica e as legislações vigentes, é INCORRETO afirmar que:
Compartilhar