Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira. (1) Síndrome pré-menstrual. (2) Miomas uterinos. (3) Endometriose. (4) Doença inflamatória pélvica. ( ) Classicamente, as pacientes apresentam dor pélvica, dor anexial e doa à mobilização do colo do útero. ( ) O sangramento uterino aumentado é a queixa mais comum. Menorragia ou hipermenorreia é o padrão típico do sangramento uterino. ( ) O sintoma mais comum é a dor pélvica, que na maioria das vezes, é cíclica; exacerba-se no período perimenstrual, podendo irradiar-se para os membros inferiores ou para a região lombar. ( ) É um distúrbio crônico que ocorre na fase lútea do ciclo menstrual e desaparece logo após o início da menstruação. A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é:

A
4 - 3 - 2 - 1.
B
3 - 2 - 1 - 4.
C
1- 3 - 2 - 4.
D
2 - 1 - 4 - 1.
E
4 - 2 - 3 - 1.
A alocação de enxerto hepático de doador falecido no Brasil é priorizada pelo escore MELD. Esse escore é calculado por uma equação logarítmica utilizando as seguintes variáveis:
Em relação às hepatites virais, é CORRETO afirmar:
Paulinho, 15 meses, portador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, apresentou, há uma semana, pneumonia por Pneumocystis e candidíase de esôfago. Na ocasião, sua contagem de LT-CD4 era de 200 células por mm3 (milímetros cúbicos). Se Paulinho fosse realizar as próximas vacinas em um curto período de tempo, provavelmente sua pediatra indicaria:
O Estado do Rio de Janeiro tem a maior taxa de incidência de tuberculose do país. No entanto, o município de Itaboraí destaca-se no cenário mundial, tornando-se referência nacional segundo a OMS e Opas. Especialistas atribuem o bom resultado à cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF) deste município. Os resultados foram a queda no índice de abandono de tratamento de 30% para 4% e o aumento no índice de cura de 60% para 88% nos últimos 5 anos. A estratégia responsável pela maior adesão e por estes resultados se baseia na (no):
Compartilhar