Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Numerosos estudos têm demonstrado ativação da cascata da coagulação, associada à resposta inflamatória na sepse grave e no choque séptico. Para reduzir a ativação da cascata da coagulação nesses doentes, o medicamento considerado mais eficiente, capaz de melhorar o prognóstico nessas situações é:

A
Heparina de baixo peso molecular.
B
Vitamina K.
C
Proteína C humana recombinante.
D
Glicocorticoides.
E
Anti-inflamatórios não hormonais.
Lactente de 10 meses iniciou quadro de diarreia aquosa sem sangue, muco ou pus há 4 dias, sem vômitos ou febre. Nas últimas 24 horas apresentou piora clínica com quadro de choro intenso. Há 4 horas cursou com irritabilidade, vômitos recorrentes, distensão abdominal importante, eliminação de fezes pastosas, em pequena quantidade, associado à presença de muco e sangue vivo. Qual é o diagnóstico mais provável?
Todos os fatores de risco abaixo associam-se à displasia do desenvolvimento do quadril, EXCETO:
No que se refere à litíase urinária, associe as situações clínicas aos respectivos tratamentos. Ressalta-se que os pacientes se encontram em bom estado geral, sem evidência de infecção e com controle adequado da dor. 1- Cálculo de 4 mm em ureter abaixo dos vasos ilíacos; 2- Cálculo de 10 mm em ureter acima dos vasos ilíacos, na altura de L4-L5; 3- Cálculo de 10 mm em pelve renal; 4- Cálculo de 20 mm em polo inferior do rim; 5- Cálculo coraliforme ocupando todas as cavidades renais. ( ) Uso de alfabloqueador; ( ) Ureteroscopia; ( ) Litotripsia extracorpórea. A sequência numérica CORRETA é:
Assinale a afirmativa correta em relação à crise convulsiva febril na infância:
Compartilhar