Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Numerosos estudos têm demonstrado ativação da cascata da coagulação, associada à resposta inflamatória na sepse grave e no choque séptico. Para reduzir a ativação da cascata da coagulação nesses doentes, o medicamento considerado mais eficiente, capaz de melhorar o prognóstico nessas situações é:

A
Heparina de baixo peso molecular.
B
Vitamina K.
C
Proteína C humana recombinante.
D
Glicocorticoides.
E
Anti-inflamatórios não hormonais.
Januária, 24 anos, realizou, há 18 meses, cirurgia de derivação gástrica em y de Roux por via laparoscópica devido à obesidade mórbida. No 3° dia de pós-operatório apresentou taquicardia e desconforto abdominal e, no dia seguinte, observou-se drenagem de secreção biliosa pela ferida operatória. Este quadro sugere:
Leila, 39 anos, notou aumento da mama, com endurecimento focal, calor e rubor há 4 meses. Automedicou- se com pomadas, sem melhora. Há 2 semanas surgiram febre e ulceração em mama, com saída de secreção purulenta. A mamografia revela "classificação de Bi-rads IV". Foi ao médico com amiga e, por insistência dela. Leila relata que vem sendo acometida por “pensamentos desagradáveis’’ sobre sexualidade. Reconhece estes pensamentos como seus, eles a constrangem e a fazem se afastar das pessoas, e a única forma que encontrou para tentar se livrar da ansiedade que lhe provocam é lavando as mãos várias vezes ao dia. Com estas informações, a principal hipótese diagnóstica é:
Assinale a alternativa que melhor descreve a colite isquêmica.
Pólipo colorretal não-familial em crianças:
Compartilhar