Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Numerosos estudos têm demonstrado ativação da cascata da coagulação, associada à resposta inflamatória na sepse grave e no choque séptico. Para reduzir a ativação da cascata da coagulação nesses doentes, o medicamento considerado mais eficiente, capaz de melhorar o prognóstico nessas situações é:

A
Heparina de baixo peso molecular.
B
Vitamina K.
C
Proteína C humana recombinante.
D
Glicocorticoides.
E
Anti-inflamatórios não hormonais.
Paciente de 25 anos apresentou quadro compatível com cólica renal à direita, tendo sido encaminhado à emergência. Os exames mostraram cálculo de 4 mm localizado no ureter distal e leve hidronefrose. A avaliação laboratorial não revelou anormalidades. A dor em cólica aliviou de maneira substancial após analgesia intravenosa. Considerando as opções abaixo, qual a mais indicada para o manejo inicial?
Paciente de 65 anos, previamente hígido, assintomático, sem história familiar de câncer de próstata, veio à consulta por apresentar um PSA de 15 ng/ml. O toque retal não revelou alterações. Foi submetido a biópsia de próstata guiada por ultrassonografia, cujo diagnóstico foi de adenocarcinoma de próstata, Gleason 9 (4+5) em todos os fragmentos do lobo direito. Para complementação do estadiamento clínico da doença, considere os exames abaixo. I - Tomografia computadorizada de crânio; II - Cintilografia óssea; III - Ressonância magnética da pelve. Quais deles devem ser solicitados?
Em relação à hiperplasia prostática benigna, marque a alternativa INCORRETA:
São consideradas anormalidades da persistência do ducto onfalomesentérico:
Compartilhar