O abdome agudo é uma das síndromes clínicas mais comuns encontradas na prática médica, sendo caracterizada como uma dor na região abdominal de origem não traumática, de aparecimento súbito e de intensidade variável, associada ou não a outros sintomas. Em relação à síndrome do abdome agudo inflamatório, assinale a alternativa incorreta:
A
A dor periumbilical gradual indica irritação peritoneal visceral, como no caso de apendicite aguda, diverticulite ou outros processos inflamatórios. A dor pode tornar-se mais especificamente localizada à medida que a doença evolui.
B
O material calcificado dentro do apêndice (fecalito) é sinal forte de apendicite aguda em pacientes com dor abdominal ao exame radiológico simples do abdome.
C
O sinal do iliopsoas é uma dor no abdome inferior e região do psoas que é aliviada quando a coxa é fletida contra uma resistência.
D
Polisserosite aguda, febre reumática, porfiria e intoxicação crônica por chumbo são causas raras de dor abdominal aguda, fazendo diagnóstico diferencial com possíveis causas cirúrgicas.
E
A amilase sérica deverá ser dosada e se o nível estiver elevado, geralmente indica pancreatite aguda, embora outras doenças cirúrgicas, como trombose mesentérica e úlcera péptica perfurada devam ser aventadas.
Outras questões
Recém-nascido de parto vaginal, peso de 4020 gramas, com extração difícil na hora do parto, apresenta membro superior direito em adução e rotação interna do braço além de pronação do antebraço. O reflexo de Moro é ausente deste lado e a preensão palmar é preservada. O diagnóstico mais provável é:
A paralisia cerebral é definida como um distúrbio motor não progressivo de início na primeira infância, envolvendo um ou mais membros, resultando em espasticidade ou paralisias musculares. Qual dos seguintes fatores NÃO encontra associação direta com a patologia?
Paciente comparece ao ambulatório de Ginecologia apresentando sintomas compatíveis com climatério, mais ainda não apresenta critérios absolutos para este diagnóstico. Caso o médico julgue necessário, para fazer o diagnóstico laboratorial da falência ovariana, deve ser solicitado primariamente a dosagem sérica de:
Em relação a mionecrose Clostridial, marque a alternativa CORRETA: