Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

O achado de lesão classificada como alto grau em exame colpocitológico tem como indicação:

A
a realização de conização.
B
repetição imediata do exame colpocitológico.
C
criocauterização.
D
aguardar 2 meses e repetir a colpocitologia.
E
biópsia orientada por colposcopia.
Uma jovem de 24 anos apresentou, há três semanas, quadro gripal de resolução espontânea. Há sete dias apresenta quadro de parestesias em mãos e pés, de caráter ascendente, associadas à diminuição de força nos quatro membros. Ao exame neurológico, observam-se tetraparesia flácida arreflexa e diparesia facial. O exame complementar que se relaciona com o quadro clínico da paciente é:
Uma adolescente de 15 anos apresenta episódios intermitentes de cefaleia há três anos. A dor é hemicrania, ora direita ora esquerda, tipo latejante, de moderada a forte intensidade, associada à náuseas, vômitos, fonofobia e fotofobia. Precedendo as crises, ela refere parestesias em face e mãos, associadas à escotomas cintilantes. As crises duram em média cinco horas e melhoram com uso de paracetamol. O exame neurológico é normal. As crises ocorrem duas vezes por mês, próximo ao período de provas escolares. O diagnóstico, nesse caso, é:
Oscar tem 50 anos, sabe ser hipertenso e ter “colesterol alto” há 10 anos. É tabagista e tem historia familiar de coronariopatia. Faz uso regular de estatina. No aconselhamento terapêutico de Oscar você deve orientá-lo à parar de fumar e:
Daniela tem 24 anos e procura ambulatório com dor torácica, em aperto, que piora com esforço e dura cerca de 15 minutos. Refere perda do pai, aos 60 anos de idade, por infarto agudo do miocárdio, há poucos meses. Você registra no prontuário o diagnóstico e sua proposta terapêutica como: “Paciente:
Compartilhar