Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

O achado de retinocoroidite, hidrocefalia, calcificações intracranianas grosseiras a par de convulsões em recém-nascidos constituem a clássica tétrade de Sabin e caracteriza infecção congênita grave em quadro de:

A
rubéola.
B
sífilis.
C
toxoplasmose.
D
citomegalovirose.
E
infecção por herpes simples.
Recém nascido com 40 semanas de idade gestacional, em aleitamento materno, com peso de nascimento de 3.500g e apgar de 8 e 9 no 1º e 5º minuto, encontra-se ictérico zona III - IV e descorado ++ com 22 horas de vida. Que atitude você tomaria?
Paciente feminina, 68 anos, admitida com DPOC descompensado por pneumonia. Entra na UTI em franca insuficiência respiratória e é entubada e colocada na ventilação mecânica. Iniciou tratamento com ceftriaxona e azitromicina, porém evoluiu com fibrilação atrial aguda. Foi feita a cardioversão elétrica, mantida com os antibióticos, amiodarona, heparina em dose profilática, ranitidina e metoclopramida. A paciente foi sedada com propofol e recebeu analgesia com fentanil. Do oitavo ao décimo segundo dia de internação, apresenta plaquetopenia, chegando a 75.000 plaquetas. Além da heparina, qual das drogas utilizadas pode ser a causa dessa plaquetopenia?
Aparecem na HELLP síndrome, na síndrome hemolítico-urêmica e na esteatose hepática da gravidez, respectivamente:
Paciente adulto submetido a cirurgia torácica desenvolve fístula broncopleural no pós-operatório. O que deve ser evitado na ventilação mecânica para não perpetuar e até mesmo piorar a fístula?
Compartilhar