Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

O achado de retinocoroidite, hidrocefalia, calcificações intracranianas grosseiras a par de convulsões em recém-nascidos constituem a clássica tétrade de Sabin e caracteriza infecção congênita grave em quadro de:

A
rubéola.
B
sífilis.
C
toxoplasmose.
D
citomegalovirose.
E
infecção por herpes simples.
Sobre o mecanismo de lesão nas hepatites medicamentosas, assinale a alternativa que apresenta a droga que se correlaciona com lesão colestática por lesão nos ductos biliares:
Sobre as porfirias, identifique as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) A porfiria intermitente aguda se caracteriza por episódios intermitentes de manifestações abdominais (dor/náuseas e vômitos) e sintomas neurológicos (fraqueza proximal). ( ) A porfiria intermitente aguda tem como seu principal desencadeador a exposição solar. ( ) O tratamento da porfiria intermitente aguda se baseia nas flebotomias, que devem ser feitas mensalmente. ( ) O uso de cloroquina em baixas doses é efetivo no tratamento da porfiria cutânea tarda. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Qual dos padrões eletrencefalográficos abaixo relacionados melhor corresponde à situação clínica de coma irresponsivo com antecedentes de severo insulto hipóxico-isquêmico?
No controle de pacientes diabéticos busca-se atingir níveis de hemoglobina glicada entre 6,0 e 7,0%. No entanto é importante conhecer as situações que geram erros de interpretação deste exame, tais como:
Compartilhar