Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

O agente causal do condiloma acuminado é:

A
adenovírus
B
papilomavírus
C
herpesvírus
D
poxvírus
E
Nenhuma das alternativas anteriores
Julgue o item subsequente, relativo a anticoncepção e infertilidade conjugal. O método de amenorreia lactacional é uma opção contraceptiva pouco eficaz para as mulheres que estão em amamentação exclusiva nos primeiros seis meses. As endorfinas induzidas pela amamentação causam aumento da secreção de dopamina que pode resultar em ovulações esporádicas.
Nesta questão é apresentado um quadro clínico hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada. Uma criança de 5 anos de idade apresenta lesão eritematosa com bordas sobrelevadas e palidez central, pouco pruriginosas, localizadas principalmente no tronco e na face. Apresenta também edema na face e nas pálpebras sem sensação de parestesia. Não apresenta sinais de comprometimento respiratório. Os sintomas tiveram início há 18 horas e não evoluíram com piora. Nessa situação, as drogas de escolha para o paciente são adrenalina e anti-histamínico H1. Caso não haja resposta, devem-se associar corticosteroides.
Considerando um paciente de 26 anos de idade, vítima de trauma abdominal com lesão esplênica e pancreática e indicação de esplenectomia e pancreatectomia, julgue o item a seguir. Durante a esplenectomia, a secção do ligamento esplenorenal é o tempo cirúrgico mais simples, pois esse ligamento não está em contato com vasos ou outros órgãos, além do baço e rim.
Com relação à estenose traqueal, assinale a alternativa correta:
Compartilhar