Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Ortopedia

Doenças Respiratórias

O agente etiológico mais comumente envolvido nos casos de osteomielite em uma criança de dois anos de idade é:

A
Haemophilus influenzae;
B
Streptococcus pneumoniae;
C
Staphylococcus aureus;
D
Pseudomonas aeruginosa.
Homem, 65 anos, refere dor e desconforto na região inguinal direta, que se acentua aos esforços. Ao exame, palpa-se massa de cerca de 3 cm, indolor, consistência elástica, móvel ao exame e, conforme a variação da pressão abdominal faz protrusão na parede. Em relação a esta situação, são apresentadas as assertivas a seguir. I. Trata-se de hérnia direta por persistência do conduto peritônio-vaginal. II. O risco de encarceramento é maior já que se trata de hérnia direta. III. Trata-se de hérnia direta medial aos vasos epigástricos inferiores. Qual é a alternativa correta?
Criança de 9 anos de idade, com quadro respiratório de evolução insidiosa há 3 semanas, iniciando com tosse inicialmente seca, coriza, odinofagia e febre baixa sem comprometimento do estado geral. Tratada com sintomáticos, não melhorou, evoluindo com tosse produtiva, característica coqueluchoide, dor torácica esporádica, febre moderada, queda do estado geral, FR = 36 rpm. A ausculta pulmonar apresenta MV rude, sibilos creptações. Mãe relata que já está usando amoxilina há 3 dias. Qual o provável agente etiológico nesse caso e qual a droga de escolha?
Contitui-se, dentre as abaixo, na neoplasia de tireoide com melhor prognóstico:
Paciente de 41 anos, sexo masculino, submetido a laparotomia exploradora pós-ferimento por arma de fogo, com múltiplas rafias intestinais e esplenectomia, evoluiu no quinto pós-operatório com volumosa saída de secreção sero- sanguinolenta pela ferida operatória, tipo “água de carne”. Marque a alternativa CORRETA:
Compartilhar