Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Hematologia

O agente etiológico mais frequente nas osteomielites em crianças com anemia falciforme é:

A
Streptococcus faecalis.
B
Haemophilus.
C
Staphilococcus epidermidis.
D
Streptococcus viridans.
E
Salmonella.
Com respeito à artrite gotosa, julgue o item. A identificação, em material proveniente de aspirado articular ou de um tofo de cristais de urato de sódio, com localização extracelular ou no interior de neutrófilos, semelhantes a agulhas, negativamente birrefringentes ao microscópio de luz polarizada, permite confirmar o diagnóstico em pacientes com suspeita de gota.
A respeito de doenças sexualmente transmissíveis e de corrimento vaginal, julgue o item que se segue. A combinação de úlcera genital dolorosa e adenopatia inguinal supurativa sugere o diagnóstico de cancroide. O diagnóstico definitivo requer a identificação da Clamydia trachomatis, e o tratamento de escolha é a azitromicina.
Acerca de diabetes e hipertensão na gravidez, julgue o item a seguir. A prevenção da pré-eclâmpsia é controversa porque a etiologia permanece obscura. Porém, pode-se prevenir com segurança o aparecimento de manifestações clínicas desse problema por meio do uso de fármacos como aspirina, cálcio e vitamina E.
No item subsequente, é apresentada uma situação hipotética acerca de pediatria neonatal, seguida de uma assertiva a ser julgada. A radiografia do tórax de um paciente apresentou infiltrado reticulogranular difuso sem broncograma aéreo e silhueta cardíaca de limites imprecisos. Nessa situação, podem ser admitidos os seguintes diagnósticos clínicos: pneumonia bacteriana por Streptococcus agalactie, doença da membrana hialina e hemorragia pulmonar.
Compartilhar