Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Infectologia

O agente infeccioso mais comumente encontrado nos processos infecciosos do trato urinário da grávida é:

A
Pseudomonas aeruginosa
B
E. coli
C
Klebsiella
D
Streptococcus
E
Serratia
Senhor de 40 anos, há 12 horas, relata tremores, náusea, tontura, palpitações e sudorese fria. Negou uso prévio de medicações ou doenças físicas. Relatou uso de álcool e tabaco diariamente, sendo que o último uso foi há 16 horas. Negou uso ou abuso de outras substâncias. Optou-se apenas por hidratar e após 4 horas evoluiu com alucinações visuais, onde relatava estar vendo cobras e aranhas. O diagnóstico mais provável é síndrome de abstinência ao álcool com delirium. No caso, a melhor conduta medicamentosa será:
Uma mulher de 42 anos consulta em uma Unidade de Saúde da Família queixando-se de que iniciara um tratamento para depressão com fluoxetina 20 mg ao dia há 4 semanas e não notara melhora dos sintomas. A próxima conduta a ser tomada pelo médico é:
Alexandre, 56 anos de idade, é internado para investigação de melena. Ele relata dor epigástrica há dois meses, que o tem impedido de se alimentar nos últimos dias. Relata que perdeu 8 kg de peso nesse período. O hemograma evidencia uma discreta anemia. A endoscopia digestiva evidencia uma lesão com características neoplásicas em antro gástrico obstruindo parcialmente o piloro. Assinale a alternativa CORRETA em relação à maneira de prepará-lo para o tratamento cirúrgico?
Recém-nascido a termo, alimentado exclusivamente ao seio materno, está no segundo dia de vida e ainda não apresentou eliminação de mecônio. Teve episódios de vômitos lácteos e posteriormente biliosos. Encontra-se em bom estado geral, com o abdome difusamente distendido e pouco doloroso à palpação. Ao toque retal houve saída de gases sob pressão e fezes liquefeitas fétidas. Nessa situação, há suspeita diagnóstica de:
Compartilhar