Questões na prática

Dermatologia

O albinismo é causado por defeito na biossíntese e distribuição da melanina e pode estar associado à deficiência de:

A
Sulfito oxidase.
B
Tirosinase.
C
Cistationina sintase.
D
Diidrolipoil desidrogenase.
Juliana, 2 meses e 25 dias de vida, chega ao pronto-atendimento com febre. A mãe relata que há 12 horas vem notando a criança muito “quentinha”. Ela sente-se insegura, Juliana é sua primeira filha e o pai está preso em Bangu I por tráfico e uso de drogas. Juliana nasceu de parto normal, realizado na emergência, pensando 3500g. Não foi amamentada ao seio, usando exclusivamente fórmula láctea. A mãe não realizou pré-natal e perdeu a carteira de imunizações da filha. Exame físico: peso 5.100g, T.ax 38,5°, FC 148bpm, FR 40 irpm. Lactente ativa, sem sinais de irritação meníngea, eupneica, com pequena lesão cicatricial em região deltoide de braço direito. Demais aparelhos e sistemas sem aterações. A causa mais comum de acidentes não fatais nessa faixa etária é:
Um homem, 62 anos, sofre trauma abdominal contuso e tem laparotomia de urgência indicada. Nesta é realizada esplenectomia e nota-se contusão da cauda pancreática. O paciente é mantido com dreno abdominal pós-operatório, com drenagem diária de 300 ml/dia. A dosagem desta secreção mostra amilase de 20.000 U/ml. O melhor manejo clínico é:
Criança com 4 meses é trazida para consulta rotineira. Encontra-se em aleitamento materno e recebe gotas vitamínicas com objetivo de se oferecer vitamina D. O pediatra deverá constar no prontuário que a criança se encontra em:
A principal consequência funcional do estrabismo não tratado na criança é a:
Compartilhar