Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

O alisquireno é a mais recente droga anti-hipertensiva disponível no mercado. Seu mecanismo de ação é:

A
inibição da ECA
B
bloqueador do receptor
C
bloqueador de aldosterona
D
bloqueador do renina
E
bloqueador de ação central
O trauma pancreático Grau V está relacionado com uma probabilidade de fístula pancreática temporária maior que 40%, nestes casos a melhor opção para tratamento é o/a:
Lactente de 1 ano e 6 meses, com diagnóstico de Tetralogia de Fallot há um mês por sopro, em uso de propranolol. Trazido ao PS pela mãe pois ficou roxinho após aplicação da vacina BCG no posto de saúde. Chegou cianótico 3+/4+, agitado, chorando e foi colocado em oxigenoterapia. FC = 176 bpm, pulsos fortes e perfusão limítrofe. O sopro era sistólico, 3+/6+ em segundo espaço intercostal esquerdo em diamante e ejetivo, irradiando para ponta do coração. FR = 36 irpm, esforço leve a moderado, pulmões limpos. O fígado não era palpável e o abdômen era flácido. Referente ao caso, estará CORRETA a seguinte afirmativa:
Um paciente epiléptico geralmente faz diversos EEG. A maioria destes é normal, mas quando é alterado, esta alteração é bem própria de Epilepsia. Assim, podemos afirmar que o EEG possui:
Uma mulher de 50 anos de idade teve seu último ciclo menstrual há um ano após histerectomia subtotal abdominal. Apresenta sintomas do tipo fogachos, déficit de memória e adinamia. Sua mãe, de 70 anos de idade, fraturou recentemente o quadril, e uma prima de 2° grau tem câncer de mama. A paciente está preocupada com a osteoporose e pergunta de que forma esta pode ser evitada. Um exame de densitometria óssea de três anos atrás quando menstruava mostrava valores abaixo da faixa etária esperada. Qual das seguintes medidas preventivas seria a mais útil para esta paciente?
Compartilhar